*LRCA Defense Consulting - 22/02/2024
A IACIT deu mais um passo importante em sua parceria histórica com a Marinha do Brasil na contribuição para a vigilância de águas territoriais do nosso País!
No dia 1º de fevereiro, equipes da IACIT e da MB reuniram-se na sede da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), no Rio de Janeiro, em um encontro de kick-off que marcou oficialmente o início do contrato de fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte - OTH 0100, localizado no sítio do Farol do Albardão (RS).
Essa parceria teve o contrato assinado em dezembro e, em janeiro, a IACIT iniciou os trabalhos para ajustar o sistema e garantir sua funcionalidade.
Essa colaboração representa um passo significativo em direção à segurança e defesa de nossas fronteiras marítimas.
O OTH 0100 da IACIT é um dos poucos do mundo capaz de rastrear embarcações não cooperativas a uma distância de até 200 Milhas Náuticas da costa. Estas embarcações não transmitem (desligam) o sinal de AIS (Automatic Identification System), deixando de fornecer informações de geolocalização e deslocamento, sendo conhecidas como “navios-fantasmas”.
OTH 0100 - Vigilância Além do Horizonte
Olhar além do horizonte e oferecer uma abrangência maior e mais eficaz de vigilância marítima foram as motivações para a IACIT desenvolver a tecnologia do Radar OTH 0100 (Over the Horizon), que garante maior eficiência e redução de custos para o monitoramento de ZEE (Zonas Econômicas Exclusivas).
O OTH 0100 da IACIT é um dos poucos do mundo capaz de rastrear
embarcações não cooperativas a uma distância de até 200 Milhas Náuticas
da costa. Estas embarcações não transmitem (desligam) o sinal de AIS
(Automatic Identification System), deixando de fornecer informações de
geolocalização e deslocamento, sendo conhecidas como “navios-fantasmas”.
Dentre as suas diversas aplicações, o sistema pode ser considerado uma ferramenta-chave para coibir crimes como pirataria, contrabando de produtos, tráfico de drogas e de pessoas, monitoramento de forças hostis, espionagem, crimes ambientais e preservação das riquezas naturais presentes na ZEE.
O Radar OTH 0100 possui, no mesmo local de instalação, os sistemas de transmissão e recepção. Conta com um arranjo circular de antenas no sistema de recepção, garantindo a adequada detecção de alvos e a altíssima diretividade, além de uma eficiência única na eliminação dos efeitos de interferência dos sinais ionosféricos ao sistema.
Além disso, o modelo da IACIT, instalado no Farol de Albardão (RS), utiliza uma área de instalação reduzida, aumentando sua viabilidade técnica e eficácia dos resultados. Essa abordagem é uma solução inovadora, já que radares do tipo que se encontram no mercado precisam de quilômetros de separação entre o sistema transmissor e receptor de dados.
Com a abertura de 120º em seu sistema de transmissão, cada Radar OTH 0100 consegue monitorar uma área superior a 143 mil km2, gerando imensos ganhos operacionais e reduzindo os custos no processos de monitoração da ZEE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).