Aeronave de transporte Embraer C-390 |
*Dagang News, por Oleh Zaki Salleh - 22/02/2024
A Embraer Defesa e Segurança (Embraer) está de olho na oportunidade de oferecer à Real Força Aérea da Malásia (RMAF) a aeronave de transporte ultramoderna C-390 em substituição ao C-130 Hercules. A aeronave de fabricação brasileira é um dos destaques do Singapore Air Show 2024, que acontece em Changi.
A RMAF opera atualmente 15 aeronaves de transporte tático Hercules C-130H. A maioria deles foi usada desde 1976, enquanto o restante das variantes foi recebido entre 1993 e 2002. Embora o Ministério da Defesa (Mindef) tenha informado que o C-130 Hércules continuará a ser utilizado até 2040, isso pode mudar.
O C-390 fez uma aparição no Singapore Air Show |
O Mindef determinou que o programa de substituição do C-130 Hercules será implementado em etapas a partir do 16º Plano da Malásia (RMK-16) entre os anos 2040-2045. Este período de 16 anos é longo; se a RMAF continuar a operar o Hércules serão necessários bons aspectos de manutenção, especialmente em aeronaves com mais de 40 anos.
Atualmente, a Embraer não se pronunciou sobre a oferta do C-390, mas acredita-se que esforços nesse sentido estejam sendo feitos por representantes da empresa local. Entende-se que há discussões sobre este programa, inclusive envolvendo representantes de determinados órgãos.
Aeronave Hércules C-130 da RMAF |
A presença do C-390 em Cingapura também faz parte da missão da Embraer voando por diversos países do mundo. A empresa ganhou recentemente um contrato com a Coreia do Sul para aeronaves de transporte de médio porte. O sucesso da comercialização da aeronave abre muitas oportunidades para o C-390 na região Ásia-Pacífico.
A Embraer já entregou seis aeronaves C-390 para a Força Aérea Brasileira, que declarou plena capacidade operacional com a aeronave. O primeiro avião também foi enviado para Portugal, enquanto a primeira aeronave da Força Aérea Húngara fazia o seu voo inaugural no Brasil.
Porão de carga do C-390 |
A aeronave C-390 pode transportar veículos blindados |
Até o momento, o C-390 foi selecionado pela Áustria para 4 aeronaves, Brasil (19), República Tcheca (2), Hungria (2), Holanda (5), Portugal (5) e Coreia do Sul (quantia não divulgada ). Mais recentemente, a fabricante brasileira assinou acordo com a Mahindra Aerospace para oferecer o C-390 para o projeto de Aeronaves de Transporte Médio (MTA) da Força Aérea Indiana.
A Embraer está construindo 12 aeronaves por ano, com as instalações da empresa em Gavião Peixoto, Brasil, capazes de aumentar em até 18 C-390 por ano para atender à demanda esperada.
Comparado ao Hercules C-130J, o KC-390 é 15% mais rápido, transporta carga 18% mais pesada e tem custo de aquisição 41% menor. Apesar de ter um alcance 15% menor que o C-130J, a capacidade de reabastecer no ar como característica padrão da aeronave C-390 lhe confere uma vantagem. Isso ocorre porque apenas algumas variantes específicas do C-130 possuem tais capacidades.
O C-390, como aeronave de transporte multimissão, é a melhor escolha para a maioria dos países, pois executa uma variedade de tarefas, desde transporte de carga e militar até evacuação médica. Outras capacidades incluem voos de busca e salvamento, reabastecimento (caças e helicópteros), combate aéreo a incêndios e assistência humanitária.
A Embraer afirma que o C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) do que outros aviões militares de carga de médio porte e voar mais rápido (870 km/h) e mais longe. Técnicas digitais de design e fabricação, aliadas ao design aerodinâmico e à mais recente tecnologia de aviação contribuem para o alto desempenho e eficiência.
Os sistemas de defesa da aeronave dão ao C-390 uma vantagem em operações desafiadoras |
Estar equipado com dois motores a jato comerciais IAE V2500 significa menos manutenção. Além disso, a aeronave está equipada com um sistema abrangente de autodefesa. Isso inclui um receptor de alerta de radar, um receptor de alerta a laser, um sistema de alerta de disparo de mísseis e um sistema de voz. Possui também um avançado sistema de movimentação de cargas que permite carregamento e descarregamento mais rápido de cargas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).