*LRCA Defense Consulting - 19/02/2024
A Eve Air Mobility nomeou dois novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). Aciturri será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos revestimentos e longarinas das asas, bem como dos bordos de ataque e fuga da asa. A Crouzet fornecerá os controles do piloto, especificamente o inceptor (manche de controle). Ambos os fornecedores assinaram acordos que cobrem o ciclo de vida da aeronave, incluindo a produção de protótipos e serviços pós-venda e suporte operacional.
“A produção do nosso primeiro protótipo está em andamento e continuamos a finalizar acordos de fornecimento com fornecedores qualificados”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. “Fomos muito deliberados ao estabelecer uma forte relação de trabalho com cada um dos nossos fornecedores. A Aciturri e a Crouzet são reconhecidas pela excelente qualidade e suporte e esperamos trabalhar com ambas as empresas à medida que avançamos em direção à entrada em serviço em 2026 e além.”
Aciturri tem vasta experiência no desenvolvimento de aeroestruturas para diversos tipos de aeronaves. Especificamente, a experiência e expertise da empresa em engenharia e fabricação sustentável de aeroestruturas para o segmento de Mobilidade Aérea Urbana levou à sua seleção para produzir a asa para o eVTOL da Eve. Aciturri é membro fundador da Clean Aviation – a iniciativa público-privada de referência na UE para o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas.
A Crouzet fabricará e fornecerá os controles piloto, especificamente o inceptor, para o eVTOL da Eve. A empresa tem mais de um século de experiência em fabricação e é reconhecida por produzir componentes mecatrônicos de alta qualidade para diversos setores, incluindo Aeroespacial, Transporte e Indústria. O inceptor do eVTOL será ergonomicamente projetado para garantir o conforto do piloto e fornecer resposta imediata às informações do piloto.
Esses novos fornecedores se somam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, anunciadas em outubro, e à Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a japonesa Nidec Corporation e a brasileira Embraer, a BAE Systems e a DUC Hélices Propellers, anunciadas no Paris Air Show no verão passado. . Mais recentemente, Eve adicionou quatro fornecedores adicionais, incluindo Thales, Honeywell, RECARO Aircraft Seating e FACC em janeiro.
A aeronave eVTOL da Eve utiliza configuração lift+cruise com oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voo em cruzeiro, sem alteração na posição desses componentes durante o voo. O conceito mais recente inclui um empurrador elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Embora ofereça inúmeras vantagens, incluindo menor custo de operação, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer impulso eficiente com baixo ruído.
Em julho, a empresa anunciou que sua primeira unidade de produção de eVTOL estará localizada na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, Brasil. A empresa iniciou a montagem de seu primeiro protótipo eVTOL em grande escala, que será seguido por uma campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para começar a ser entregue e entrar em serviço em 2026.
Ao mesmo tempo, a Eve continua a desenvolver um portfólio abrangente de soluções agnósticas de serviços e operações, incluindo um software exclusivo de gerenciamento de tráfego aéreo urbano (ATM urbano) para otimizar e dimensionar as operações de mobilidade aérea urbana em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).