Pesquisar este portal

20 fevereiro, 2024

Embraer e SNC demonstram Super Tucano para Força Aérea de Gana


*DefenceWeb, por Cara Martin - 20/02/2024

A Embraer e a Sierra Nevada Corporation (SNC) demonstraram sua aeronave A-29 Super Tucano de apoio aéreo aproximado, reconhecimento e treinamento à Força Aérea de Gana (GAF), que há anos considera adquirir o tipo.

A demonstração estática e de voo ocorreu na Base Aérea de Accra em 19 de fevereiro – estava previamente agendada para 5 de dezembro de 2023. O Super Tucano (PT-ZTU) foi acompanhado por uma série de aeronaves GAF, incluindo Mi-171 e Z-9 helicópteros, bem como treinadores a jato K-8.

Parceria com a SNC e a Embraer foi oportuna

Em seu discurso de boas-vindas, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Vice-Marechal da Aeronáutica Frederick Asare Kwasi Bekoe, expressou entusiasmo com a exibição estática e de voo, enfatizando a importância da aquisição de aeronaves de ataque leve diante das crescentes ameaças terroristas dentro do submarino.

Ele acrescentou que a parceria com a SNC e a Embraer foi oportuna, considerando que o A-29 Super Tucano era uma plataforma ofensiva estratégica para melhorar a postura dissuasora e ofensiva da Força Aérea de Gana na sub-região.

“Esperamos sinceramente que, ao final da demonstração, o Super Tucano seja considerado um destaque em nossa tomada de decisão de aquisição”, disse.

No seu discurso de abertura, o Ministro da Defesa, Dominic Nitiwul, sublinhou a importância de dar prioridade aos esforços antiterroristas. Ele disse que o Super Tucano se apresenta como uma aeronave adequada para aumentar as capacidades da Força Aérea de Gana em contra-insurgência e contraterrorismo.

Gana anunciou em junho de 2015 um pedido de cinco Super Tucanos, mas o contrato nunca foi concretizado. A GAF também considerou adquirir meia dúzia de jatos leves de combate L-39NG da Aero Vodochody.

A Embraer registrou uma série de pedidos de seu Super Tucano de países africanos, que o veem como uma aeronave leve de ataque de baixo custo que também pode ser usada como treinador. O Super Tucano é capaz de realizar uma ampla gama de missões que incluem ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência.

O Super Tucano é equipado com diversos sensores e equipamentos, incluindo sistema eletro-óptico/infravermelho com designador de laser, óculos de visão noturna, comunicações seguras e pacote de link de dados.

O armamento compreende uma metralhadora calibre .50 em cada asa. Cinco hardpoints podem transportar uma carga externa máxima de 1.550 kg (3.420 lb). As opções de armas incluem cápsulas de armas, bombas, cápsulas de foguetes e (nas duas estações externas) mísseis ar-ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque