*Janes, por Akshara Parakala e Gareth Jennings
A Embraer registrou grande interesse da Nigéria em seu KC-390 Millennium, demonstrando a aeronave de transporte-tanque ao país da África Ocidental antes do World Defense Show (WDS) 2024, realizado em Riad, de 4 a 8 de fevereiro.
Em conversa com Janes, o piloto instrutor da Embraer Marco Aurélio Oliveira disse que, antes de chegar à Arábia Saudita, sua equipe havia voado de três a quatro dias em demonstrações na Nigéria, apresentando a aeronave como um substituto potencial para a antiga frota de Lockheed Martin C-130H Hercules da Força Aérea Nigeriana (NAF) que está em serviço desde 1975.
Oliveira disse, no dia 7 de fevereiro, que a demonstração, que ocorreu como parte da rota do KC-390 para o WDS 2024, que o viu partir do Brasil e voar para a Nigéria, Malta e para a Arábia Saudita, mostrou a mobilidade aérea tática da aeronave, lançamento aéreo, pára-quedista, capacidades de busca e salvamento e reabastecimento aéreo, bem como sua relativa facilidade de manutenção.
Contrato de 5 a 10 aeronaves antes de 2025
Conforme observado pela Janes World Air Forces, a NAF lançou um programa de aquisições entre 2014 e 2016 para substituir sua frota de aeronaves C-130 por 5 a 10 aeronaves de transporte tático médio. As plataformas oferecidas durante o processo de licitação incluíram o Lockheed Martin C-130J Hercules, o Airbus A400M e a aeronave de transporte Shaanxi Y-9. O KC-390 não foi nomeado anteriormente em relação a este requisito, embora agora pareça estar em execução. Espera-se que um contrato seja concedido antes de 2025.
===xxx===
Super Tucano
A LRCA Defense Consulting lembra que, em Novembro de 2018, a Nigéria comprou 12 Super Tucanos da Sierra Nevada / Embraer por 329 milhões de dólares. O primeiro lote de seis, todos equipados com sistemas infravermelhos inovadores, foi entregue em Julho de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).