Pesquisar este portal

13 fevereiro, 2024

Drones navais (USV): empresas brasileiras entram em um mercado de bilhões

SUPPRESSOR - o primeiro USV brasileiro

*LRCA Defense Consulting - 09/02/2024

No dia 07 último, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) firmou os termos do contrato com a TideWise, em uma parceria estratégica de construção de drones navais que vai revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do País. O contrato, de cerca de 20 milhões de reais, contemplará o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito.

A construção da primeira embarcação tem previsão de conclusão para o final de 2025. O primeiro USV (sigla em inglês para Unmanned Surface Vehicle) SUPPRESSOR será produzido em parceria com a TideWise, em alumínio naval, com 7 metros de comprimento e movido por propulsão a diesel, associado a uma estação móvel de controle em um container de 20 pés.

Espera-se que, em um futuro próximo, possa ser desenvolvida uma motorização elétrica ou híbrida, aumentando assim as características furtivas da embarcação, essenciais para operações onde o sigilo seja determinante.

A implantação de embarcações de superfície não tripuladas (USV) pode melhorar significativamente a eficiência da missão e a segurança do pessoal, bem como aumentar as taxas de detecção de atividades ilegais, reduzir os tempos de resposta e melhorar as capacidades gerais de vigilância, além de, quando for o caso, possibilitar o emprego de uma arma letal de ataque contra uma ameaça naval.

Mercado mundial multibilionário

Os conflitos e ameaças em curso em algumas partes do mundo, particularmente os êxitos verificados recentemente em operações ucranianas contra navios russos, influenciaram a procura por USVs, com o mercado global de embarcações de superfície não tripuladas testemunhando um crescimento substancial, impulsionado por avanços tecnológicos e diversas aplicações.

Espera-se que o mercado cresça de US$ 2,13 bilhões em 2023 para US$ 2,89 bilhões até 2030, representando um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 4,4% durante o período de previsão. 

SUPPRESSOR - o primeiro USV brasileiro
O SUPPRESSOR é a primeira embarcação autônoma de superfície multipropósito, com tecnologia nacional, do mercado de defesa brasileiro e da América Latina. O Projeto SUPPRESSOR foi desenvolvido pela EMGEPRON, em parceria com a TideWise, startup brasileira que desenvolve, integra e opera sistemas navais autônomos. Ademais, proporciona inovação tecnológica às atividades marítimas complexas realizadas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, além de compatibilidade com os sensores mais modernos do mercado e o uso integrado de drones.

O SUPPRESSOR oferece mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais, proporcionando versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastantes ou de elevado risco humano. Adicionalmente, provê maior viabilidade econômica operacional e sustentabilidade ambiental.

A sua plataforma apresenta um importante aspecto dual, de emprego civil ou militar, pois pode ser configurada de forma a atender ao mercado de defesa, para a guerra de minas, guerra antissubmarino, patrulha naval ou reconhecimento (ISR), mas também às atividades civis de segurança pública, como de vigilância em áreas fluviais ou costeiras de relevado risco, além de monitoramento de ativos offshore, levantamento hidrográficos e pesquisa oceanográfica, inclusive em região polar.


Para tal, visando atender as diversas necessidades de seus clientes, o Projeto oferece duas linhas de produtos, o SUPPRESSOR 7 e o SUPPRESSOR 11, que podem ter suas configurações estabelecidas conforme as respectivas demandas:

SUPPRESSOR 7
Comprimento: 7 m
Boca: 2,5 m
Velocidade máxima: >25 nós
Velocidade de varredura: 5-6 nós
Deslocamento: 5 t
Propulsão: 2 eixos convencionais com motores a diesel
Sensores acima d'água: Radar de navegação, 3D LIDAR e câmera PTZ
Sensores abaixo d'água: Sonar multifeixe de casco

SUPPRESSOR 11
Comprimento: 11 m
Boca: 2,95 m
Velocidade máxima: >35 nós
Velocidade de varredura: 6-8 nós
Deslocamento: 8 t
Propulsão: 2 motores waterjets
Sensores acima d'água: Radar de navegação, 3D LIDAR e câmera PTZ
Sensores abaixo d'água: Sonar multifeixe de casco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque