Pesquisar este portal

15 dezembro, 2023

WEG fornece transformadores de grande porte para usina solar fotovoltaica

 

*LRCA Defense Consulting - 15/12/2023

O empreendimento que envolve o seccionamento da Linha de Transmissão 345kV Várzea de Palma 1 e Pirapora 2, tem como função fornecer energia às usinas fotovoltaicas Hélio Valgas (unidades 01 a 10), que compõe o complexo solar Hélio Valgas. Localizada em Várzea da Palma (MG), a UFV Hélio Valgas é a quinta maior usina solar do Brasil, com 662 MWp. Para a concretização desse projeto, a Comerc Energia, plataforma de soluções em energia e descarbonização, selecionou a WEG para fornecer todos os Equipamentos Elétricos, que compõe a Subestação Coletora e Seccionadora Várzea de Palma 4.

Fazem parte desse escopo, equipamentos elétricos de pátio para subestação, tais como disjuntor, chave seccionadora, para raio, transformadores de corrente, transformador de potencial, dois transformadores de distribuição com 150kVA 34,5kV/380V e outros dois transformadores de força, com 300.000kVA 345/34,5kV cada, projeto elétrico, todos os painéis do sistema completo de proteção e controle (SPCS), telecomunicações, e, além dos produtos, foi realizado o serviço de supervisão de montagem de todos os equipamentos e comissionamento da subestação.

Para proporcionar a entrega dos transformadores de força na subestação, foi necessário a realização de estudos de viabilidade para avaliar a possibilidade de transportá-los pela ponte situada sobre o Rio das Velhas devido ao peso dos equipamentos (cerca de 170 toneladas cada), além da inspeção subaquática para verificar as bases da ponte submersas no rio. A equipe técnica da WEG optou por realizar a entrega desses equipamentos por meio de uma rota alternativa, desviando da ponte, necessitando estender o trajeto em 60 km de estrada de chão. Dentre as adequações, podemos citar também, alargamento das vias, desligamento temporário de cabos de energia e reforço com chapas de aço em nove pontes.

Todo esse trabalho reforça a expertise da WEG de ponta a ponta, em que a área de subestações prezou pela eficiência e confiabilidade dos equipamentos fornecidos, bem como do serviço executado, desde o momento em que o material saiu da fábrica até o seu funcionamento no cliente, além do cuidado com a comunidade local próxima às obras. Para isso, a WEG conta com uma equipe dedicada na área de engenharia, estudos, projetos e execução e logística, garantindo segurança e confiabilidade em todo o processo e entregando a solução completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque