*Agência Força Aérea, por Cap Av Peres - 08/12/2023
O Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) - Esquadrão Gordo, em colaboração com o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, e o Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro (EB), concluiu, entre os dias 26 e 30/11, um treinamento para validar operacionalmente o uso do Continuous Computed Drop Point (CCDP) do Flight Management System (FMS) da aeronave KC-390 Millennium.
O CCDP é um algoritmo integrante do FMS militar da aeronave que estima as trajetórias da carga pessoal durante todas as fases do lançamento aéreo, utilizando um modelo computacional em vez de tabelas pré-calculadas para aumentar a precisão do lançamento aéreo. O computador de missão considera os dados inseridos pelo loadmaster (mestre de cargas), além dos dados de navegação da aeronave (inercial, GPS e anemométrico) para realizar essa estimativa e indicar o ponto ótimo de lançamento para a tripulação. O exercício foi realizado na Zona de Lançamento na cidade de Goiânia (GO), expandindo o emprego do CCDP para o lançamento eletrônico de pessoal.
Segundo o Chefe da Seção de Segurança de Voo do Esquadrão Gordo, Capitão Aviador Felipe Macedo da Cruz, a utilização do CCDP no lançamento de pessoal no KC-390 Millenium é um avanço notável. "Esse algoritmo oferece eficiência e, mais crucialmente, uma camada adicional de segurança para os militares que participam dos lançamentos. A automação baseada nos cálculos precisos do CCDP reduz os riscos operacionais, sendo validada pela análise comparativa e reforçando o compromisso com a segurança e a eficiência das operações aéreas", explicou.
Durante o treinamento, foram realizados lançamentos simulados de fardos, representando o peso de militares, utilizando os métodos convencionais e o lançamento eletrônico, que passou por uma análise meticulosa comparativa com dados de lançamentos manuais já consolidados.
A eficiência e a segurança do lançamento eletrônico foram ratificadas por meio da avaliação detalhada dos resultados. Os dados obtidos durante o exercício demonstraram que a tecnologia é eficiente e segura, consolidando sua aplicação no KC-390 para o lançamento de pessoal.
O exercício também atualizou a doutrina nas unidades operadoras do KC-390 Millennium e das unidades do Exército Brasileiro (EB) responsáveis pelo lançamento de paraquedistas. Além disso, ratificou o lançamento eletrônico de pessoal como parte integrante das operações, marcando um avanço significativo na capacidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) na aeronave KC-390.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).