Entre os dias 13 e 14 de novembro, Caxias do Sul (RS) sedia a 2º Feira Brasileira do Grafeno, promovida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). A UCS é a idealizadora da UCSGRAPHENE, primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade.
Considerada a instituição que mais produz o material no Brasil, a Feira visa proporcionar visibilidade a empresas e produtos voltadas ao elemento. A programação contará com 60 expositores e cerca de 20 palestrantes renomados, nacionalmente e internacionalmente, para a abordagem do tema e possibilidades de aplicações na indústria e em diversos segmentos.
Em operação desde março de 2020, o serviço da Universidade possui cerca de 20 anos em pesquisa avançada de nanomateriais, com a produção de grafeno de alta qualidade para a prestação de serviços tecnológicos e inovadores. É importante lembrar que o grafeno é considerado o material mais fino do mundo e um dos componentes mais completos em algumas propriedades físicas.
Segundo o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Gelson Rech, a feira contará com as principais autoridades e personalidades. Ele evidencia que o evento além de proporcionar negócios, amplia os conhecimentos sobre as tecnologias que envolvem o grafeno.
A 2º Feira Brasileira do Grafeno ocorre no Ginásio 1 da Vila Polesportiva, localizado na Rua Ernesto Graziotin, nº 554, no bairro Petrópolis. Junto com a Feira, ocorre o 1º Simpósio de Materiais Avançados e 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação. No site da Rádio Caxias você confere a programação completa.
Programação completa:
Dia 13 de novembro
2º Feira Brasileira de Grafeno e 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Das 9h30min às 20h - Visitação da 2ª Feira Brasileira do Grafeno e da 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Das 10h às 11h - Solenidade de Abertura
Das 11h às 12h - Visitação
1º Simpósio de Materiais Avançados
14h - Abertura do 1º Simpósio de Materiais Avançados
Temática: Ecossistema Inovador: desenvolvimentos, incentivos fiscais e normatização
14h - Diego Piazza - UCSGRAPHENE
14h15min - Érica Ferreira - Atypical
14h30min - Hugo Sousa - Zextecnano
14h45min - Joyce Rodrigues de Araújo - INMETRO
15h15min - Rodada de perguntas
Temática: Embrapii - Cases de Desenvolvimento Tecnológico com o uso de Grafeno
15h15min - José Carlos Trujillo - ITM
15h30min - Julia Hildinger - Empotech
15h45min - Daiane Panazzolo - Acquabios
16h15min - Rodada de perguntas
Temática: Cases de Proteção e Blindagem Balística
16h15min - Leonardo Brum Sesti - Taurus
16h30min - Ricardo Ferreira Cavalcanti de Albuquerque - Doutorando no programa GETEC - SENAI CIMATEC
17h - Rodada de perguntas
Temática: Materiais Avançados Aplicados à Saúde e o Bem-estar
17h - Vulcabrás
17h15min - Mosart Longhi - Celso Ricardo Adami - UCS
17h30min - Natália Fontana Nicoletti - UCS
18h - Rodada de perguntas
Temática: Frasle Mobility & UCSinova: inovação para uma vida em movimento
18h - Gelson Leonardo Rech - Reitor da UCS; Robinson Carlos Dudley Cruz - Coordenador do Projeto, Pesquisador da UCS, Coordenador do Instituto Hercílio Randon (IHR); César Augusto Ferreira - Diretor Superintendente de Tecnologia Avançada, Produto e Manufatura Randoncorp e Alexandre Casaril - Diretor de Engenharia e Vendas OEM Frasle Mobility - UCS e Fras-le
18h40min - Encerramento
Dia 14 de novembro
2º Feira Brasileira de Grafeno e 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Das 9h30min às 20h - Visitação da 2ª Feira Brasileira do Grafeno e da 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação
Batalha de Startups
A Batalha de Startups da 2ª Feira Brasileira do Grafeno é realizada em parceria entre a UCS e o SebraeX e trata-se de uma competição entre Startups da Regional Serra Gaúcha tendo como objetivo gerar visibilidade e reconhecimento de projetos de empreendimentos com modelos de negócios diversos e inovadores, por meio de um evento dinâmico e inspirador.
Essa batalha contará com 16 vagas sendo: 8 vagas na categoria pré-operação e mais 8 vagas na categoria tração.
Considera-se uma Startup de pré-operação aquela que já possui um modelo de negócio definido, com primeiros clientes em validação e que tenham um protótipo com as funcionalidades básicas da solução.
Considera-se uma Startup de tração aquela que já conta com estrutura de vendas com histórico de resultados crescente e produto operacional.
---xxx---
Participação da Taurus
A Taurus estará presente durante os dois dias do evento, no estande 13, expondo seus produtos produzidos com grafeno. Às 16h15 de hoje, o Diretor de Engenharia da empresa, Leonardo Brum Sesti, proferirá uma palestra sobre as pesquisas e aplicações do grafeno desenvolvidas pela companhia.
A empresa tem o uso do grafeno em nível bastante avançado, já tendo desenvolvido diversos produtos baseados na tecnologia de uso desse mineral: a família de pistolas GX4 Graphene - primeira pistola do mundo com grafeno, a família de pistolas TS9 Graphene, a família de pistolas TH380 Graphene, o óleo lubrificante para armas UP1 à base de grafeno, a tinta de cerâmica Cerakote Graphene presente nas armas e nas facas, e o capacete para motocliclista Graph-X, além de embalagens plásticas e coldres à base de grafeno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).