Visto nas marcações portuguesas, o C-390 será lançado à Suécia pela Embraer e pela Saab. (Embraer) |
*Janes, por Gareth Jennings - 14/11/2023
A Embraer e a Saab concordaram em lançar conjuntamente o C-390 Millennium para as futuras necessidades de aeronaves de médio porte da Suécia.
Anunciado em 14 de novembro, o acordo fará com que as empresas colaborem na oferta do avião de transporte de fabricação brasileira para substituir a antiga frota Lockheed Martin C-130H Hercules da Força Aérea Sueca (SwAF).
“Ambas as empresas anunciaram uma colaboração para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferida para renovar a frota de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca”, disse um comunicado conjunto, acrescentando que iriam buscar outras oportunidades de negócios conjuntas na América Latina.
O C-390 é a variante de transporte da aeronave de transporte-tanque KC-390. Ambas as fuselagens são idênticas, exceto pela adição de cápsulas de reabastecimento nas pontas das asas nesta última.
Tendo recebido a primeira aeronave C-130H em 1965, a Suécia tem uma das frotas mais antigas voando atualmente. O tipo está programado para ser aposentado há alguns anos, mas em 2017 foi decidido prolongar a vida útil de suas seis aeronaves restantes com uma atualização de meia-vida que seria concluída em 2024. Mesmo com o MLU, os seis C-130Hs não voar além de 2030–32.
...
(para ler o artigo completo, clique no link acima)
---xxx---
Nota da LRCA Defense Consulting
O acordo em questão foi assinado no início deste ano, visando posicionar o C-390 Millennium como a melhor solução para renovar a frota de transporte aéreo tático da Força Aérea Sueca, bem como para desenvolver outras oportunidades de negócios conjuntas na América Latina.
No entanto, chamou a atenção o encontro de Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, e Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab, na área de exposição estática da Embraer durante o Dubai Air Show, seguido por uma postagem da Embraer feita hoje (14) em uma mídia social sobre o referido acordo.
Saiba mais:
- Entrada da Suécia na OTAN poderá fazer o país optar pelo Embraer KC-390
Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab, e Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, no Dubai Air Show |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).