Pesquisar este portal

14 novembro, 2023

Embraer C-390 aguarda decisão importante da Coreia do Sul após vitórias recentes

Um C-390 da Força Aérea Brasileira está na exibição estática do Dubai Airshow. Crédito: Mark Wagner Aviation Images

*Aviation Week, por Steve Trimble - 14/11/2023

Após três vitórias competitivas nos últimos 18 meses, o C-390 Millennium da Embraer está se preparando para uma nova rodada de grandes oportunidades de contratos em todo o mundo, com a primeira decisão prevista pela Coreia do Sul em poucas semanas.

O avião-tanque brasileiro e o Lockheed Martin C-130J são os finalistas da concessão do contrato Light Transport Aircraft-II (LTA-II) da Coreia do Sul para quatro a seis aeronaves. A seleção final está prevista para o início de dezembro, e o vencedor prosseguirá as negociações de preços com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul.

“O mais importante e mais próximo é a Coreia do Sul”, afirma João Bosco Costa Junior, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Esperamos uma decisão final na primeira semana de dezembro.”

O jato duplo C-390 está competindo pelo acordo LTA-II contra o Lockheed Martin C-130J. Em 2022, a Embraer anunciou parcerias com diversas empresas sul-coreanas para apoiar uma futura frota de C-390 no país, incluindo ASTG, EMK e Kencoa Aerospace.

Índia
A Embraer acredita que as capacidades do C-390 também estão bem posicionadas para a busca da Índia por uma Aeronave de Transporte Médio (MTA). Em agosto, o governo indiano divulgou um pedido de informações para o programa MTA, solicitando respostas de empresas com capacidade para fornecer de 40 a 80 aviões de transporte com capacidade de carga útil na faixa de 18 a 30 toneladas. O C-390 pode transportar de 23 a 26 toneladas, dependendo da configuração.

Oriente Médio
Os planos da região do Oriente Médio para novos aviões de transporte não são tão claros, mas a Embraer continua a preparar-se para aquisições há muito esperadas na Arábia Saudita e possivelmente nos Emirados Árabes Unidos. Bosco confirma que continua ativa uma parceria com a BAE Systems para comercializar o C-390 para a Arábia Saudita.

Impulso
Após um início lento no mercado internacional, o programa C-390 tem ganhado impulso ultimamente. Os Países Baixos, a Áustria e a República Checa selecionaram o Millennium desde junho de 2022, juntando-se a encomendas anteriores da Hungria, Portugal e Brasil. A Áustria e a Holanda estão discutindo uma possível encomenda conjunta do C-390, enquanto a República Tcheca abriu negociações de preços com a Embraer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque