*LRCA Defense Consulting - 21/10/2023
A Aero Vodochody Aerospace e a Embraer assinaram um adendo para aprofundar e refinar as áreas de cooperação com base no Memorando de Entendimento concluído em junho de 2022. O adendo inclui, entre outras coisas, um aumento potencial na participação de produção da Aero no Programa C-390, aumentando o valor da cooperação existente com a Embraer e a cooperação no cumprimento de requisitos específicos do Ministério da Defesa da República Checa para a aquisição de aeronaves C-390 para o Exército Checo.
A Embraer prevê uma forte demanda mundial pela aeronave C-390, que terá um número significativo de peças produzidas pela indústria aeroespacial tcheca.
O Ministério da Defesa da República Tcheca anunciou a seleção do C-390 para o programa de Aeronaves de Transporte Médio e o início das negociações contratuais com a Embraer. A cooperação industrial com a indústria checa é uma parte muito importante na implementação deste próximo projeto.
A Aero coopera com a renomada fabricante brasileira Embraer desde 2011. Ela produz peças significativas da aeronave C-390, incluindo o bordo de ataque completo da asa, portas, rampa de carga e a segunda parte da fuselagem traseira do C-390.
A indústria aeroespacial checa é uma forte beneficiária do sucesso comercial desta aeronave, que foi selecionada por Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e agora pela República Checa, além do Brasil. Qualquer C-390 vendido em todo o mundo aumentará as exportações da indústria tcheca e potencialmente criará novos empregos no país.
“Desenvolvemos e certificamos as peças da aeronave de transporte C-390 na Aero. Estamos satisfeitos que a Embraer esteja hoje aprofundando sua cooperação conosco e continuaremos a ser um de seus fornecedores mais importantes. Além disso, o valor desta cooperação provavelmente excederá significativamente o valor total do contrato C-390 para os nossos militares, o que é uma boa notícia não só para a Aero, mas também para toda a indústria aeroespacial na República Tcheca”, disse Viktor Sotona, CEO e Presidente da Aero , após assinatura do aditivo.
“Estamos muito satisfeitos em estender a nossa cooperação com a Aero, uma vez que eles têm sido um parceiro fundamental no desenvolvimento geral e na produção atual da aeronave C-390, bem como um importante parceiro industrial na República Tcheca e em toda a região da Europa Central. Acreditamos que esta parceria agregará ainda mais valor à indústria aeronáutica tcheca”, disse Bosco da Costa Junior, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança.
Embraer C-390 Millennium
O C-390 Millennium e sua configuração de reabastecimento em voo, o KC-390, representam uma nova geração de aeronaves de transporte militar multiuso que já oferecem mobilidade e capacidade de carga incomparáveis, reconfiguração rápida, alta disponibilidade, maior conforto e segurança de voo, bem como baixos custos operacionais vitalícios – tudo dentro de uma única plataforma.
A aeronave pode transportar 26 toneladas de carga (até 7 paletes militares padronizados), o que a coloca na categoria média. É movido por dois motores a jato IAE V2500. A aeronave também pode ser equipada com um módulo de combate a incêndios, o que pode contribuir significativamente para o combate a incêndios não só na República Tcheca, mas em toda a região da Europa Central.
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Atua na aviação comercial e privada, defesa, segurança e aviação agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas. Fornece serviços pós-venda e suporte de serviço aos clientes. Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves.
Sobre a Aero Vodochody Aerospace
A Aero Vodochody Aerospace concentra-se no desenvolvimento, produção, manutenção e melhoria de aeronaves civis e militares e é o maior fabricante de aeronaves da República Tcheca e um dos fabricantes de aeronaves mais antigos do mundo.
No domínio das aeronaves próprias, a Aero é parceira permanente de diversas forças aéreas militares e tem uma posição forte no mercado de aeronaves de treino militar e de combate ligeiro. Com 11.000 aeronaves produzidas em seus 100 anos de existência, centenas de aeronaves L-39 Albatros ainda em serviço com dezenas de operadores militares e diversas equipes de demonstração, e especialmente com sua nova aeronave L-39NG, a Aero se estabeleceu como líder no mercado global de treinadores a jato.
No setor da aviação civil, a Aero trabalha com grandes fabricantes de aeronaves nos mais diversos projetos e é parceira em diversos programas de partilha de riscos, onde é responsável não só pelo fabrico e montagem de conjuntos de aeronaves, mas também pelo seu desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).