*LRCA Defense Consulting - 13/10/2023
A Embraer anunciou hoje a ampliação do acordo com a Toyota do Brasil para aplicação dos fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS) em suas operações industriais. Desde junho de 2022, as duas empresas colaboram para avaliar e sugerir melhorias na fabricação da principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo.
A introdução de uma nova metodologia implementada durante uma fase de produção das asas dos jatos comerciais dos E-Jets proporcionou uma notável redução de 50% no ciclo de fabricação. Foi obtida uma redução de 17% no tempo total de fabricação na produção de asas, contribuindo para um ganho de eficiência global de aproximadamente 20%. A equipe do Embraer Enterprise Excellence Program (P3E) continuará a expandir a implementação dessas iniciativas colaborativas com a Toyota para outras etapas da fabricação de asas.
Devido aos bons resultados, as duas empresas decidiram ampliar a parceria para o desenvolvimento conjunto de outras metodologias a serem implementadas em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.
“Manter a constante troca de ideias, o engajamento da equipe e o contínuo aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para obter resultados significativos e potencializar ganhos de eficiência de forma sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos satisfeitos com a ampliação do acordo, que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas no sistema produtivo.”
“Esta parceria envolve a troca de experiências e o fomento de ideias para soluções conjuntas, para fortalecer a atuação da empresa. É importante ressaltar que a parceria também gira em torno do desenvolvimento de nossas pessoas e da adaptação de mentalidades para focar na melhoria contínua”, disse Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.
“A aplicação do TPS nos processos produtivos da Embraer é mais um exemplo concreto de como a metodologia pode contribuir para operações mais eficientes, independentemente do seu ramo de atuação, proporcionando agilidade, qualidade e padronização, e impactando diretamente a competitividade da indústria nacional”, destacou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A Embraer adota a filosofia Lean como estratégia central de negócios que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa desempenha um papel fundamental na orquestração de transformações líderes, proporcionando meios para que toda a empresa dê saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema prioriza a segurança em primeiro lugar, qualidade inabalável e prazos de entrega consistentes, mantendo ao mesmo tempo uma ótima relação custo-benefício. A empresa está comprometida em alcançar a neutralidade de carbono até 2024, alcançando 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis para suas operações brasileiras até 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).