*LRCA Defense Consulting - 19/10/2023
O projeto de revitalização do blindado brasileiro Cascavel, liderado pela AKAER por meio do Consórcio Força Terrestre, está alcançando avanços notáveis e eficazes. Aqui estão alguns dos mais recentes marcos desse projeto em constante evolução:
- A Opto, uma empresa do Grupo AKAER, concluiu com sucesso a concepção e fabricação do moderno sistema de visão do motorista. Este sistema já está em processo de instalação para testes. Ele permitirá visão noturna e consciência situacional de 360° do ambiente ao redor da viatura, graças à sua operação 100% digital, permitindo escotilhamento permanente.
- O sistema de elevação da torre está atualmente em fase de testes, com previsão de integração total até o final de outubro. Este avanço é um passo crucial no projeto.
- Foram realizados testes de aquisição de dados no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). Estes testes tinham o objetivo de coletar informações cruciais sobre os impactos do disparo de canhão de 90mm no projeto do sistema de míssil e no desenvolvimento de sistemas de amortecimento.
- Outro sucesso notável foi a conclusão dos testes do giro automatizado da torre em 360°, realizados em um berço representativo da viatura. Esse marco é de grande relevância, pois valida as estratégias de controle e sequenciamento da montagem mecânica, preparando o caminho para a instalação final na viatura.
Essas realizações representam um progresso significativo no Projeto de Revitalização do Cascavel, destacando o compromisso contínuo da AKAER com a inovação e a excelência na indústria de defesa.
Projeto de modernização de Viaturas Blindadas de Reconhecimento Cascavel
Em julho de 2022, o Exército Brasileiro assinou hoje o contrato para a primeira fase do projeto de modernização de 98 Viaturas Blindadas de Reconhecimento Cascavel com o Consórcio de Empresas Força Terrestre, composto pelas empresas Akaer Engenharia (líder), Opto Space & Defense e Universal.
O projeto consiste em um amplo pacote de modernização e adoção de novas tecnologias que envolve uma nova motorização e suspensão, fundamentais para incrementar as capacidades de locomoção do veículo nos mais variados tipos de terreno. Um sistema de ar-condicionado será implantado para melhorar o ambiente operacional da tripulação composta por motorista, atirador e comandante.
Em relação a consciência situacional, característica vital para as rápidas tomadas de decisões no campo de batalha, a Akaer irá substituir a atual torre mecânica do comandante por uma nova torre automatizada. Essa melhoria irá incrementar a velocidade de resposta aos comandos e precisão de operação.
Visando o aumento da efetividade operacional no emprego de armas, o programa inclui a substituição das miras ópticas, por um moderno sistema optrônico para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças. Essa tecnologia permitirá a operação diurna e noturna e em condições atmosféricas degradadas.
Um moderno computador de tiro será responsável pela execução de todos os cálculos balísticos, proporcionando um aumento significativo na probabilidade de acerto de alvos.
O sistema eletrônico contará com um computador de comando e controle que irá analisar, em tempo real, todos os sensores espalhados pelo veículo para a leitura dos parâmetros ambientais que interferem na execução das missões.
O EE-9 Cascavel modernizado contará com a adição de um lançador de mísseis antitanque em sua torre principal, introduzindo essa capacidade em veículos blindados de reconhecimento do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).