Pesquisar este portal

21 outubro, 2023

Avança a integração entre drone brasileiro e míssil francês


*LRCA Defense Consulting - 21/10/2023

Em maio de 2022, a brasileira XMobots, principal fabricante de drones da América Latina, e a francesa MBDA, maior empresa de mísseis da Europa, assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) para trabalhar em conjunto na prova de conceito para a integração do míssil ENFORCER no RPAS Nauru 1000C.

O Nauru 1000C é o RPAS CAT 2 (Remotely Piloted Aircrafts Systems - Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) selecionado pelo Exército Brasileiro para missões ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento, na sigla em inglês), pesando 150kg.

O míssil ENFORCER é um sistema de armas leves guiadas de nova geração, pesando cerca de 7kg e fornecendo a capacidade de derrotar uma ampla variedade de alvos leves e ligeiramente blindados, incluindo veículos de movimento rápido e alvos protegidos.

A MBDA é o único grupo de defesa europeu capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que correspondem a toda a gama de necessidades operacionais atuais e futuras das três Forças Armadas (terrestre, naval e aérea). A MBDA é de propriedade conjunta da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%), e atualmente fornece às Forças Armadas Brasileiras mísseis de defesa aérea de curto alcance Mistral, todas as três versões do míssil antinavio Exocet e os sistemas de defesa aérea Sea Ceptor, entre outros, no programa de fragatas classe Tamandaré. A MBDA também se orgulha de oferecer mísseis de classe mundial, como Meteor, Brimstone e ASRAAM, entre outros, para aeronaves de combate.

A colaboração com a XMobots deu tão certo que, durante o MBDA Innovation Awards 2023, em Paris, a empresa brasileira, representada pelo seu CEO, Giovani Amianti, recebeu o prêmio de Melhor Cooperação Externa.

No vídeo abaixo, a XMobots detalha o avanço da integração entre o drone brasileiro e o míssil francês.

Investimento da Embraer
A Embraer anunciou, em 20 de setembro de 2022, a assinatura de acordo de investimento para participação minoritária na XMobots. A transação foi prevista para ser realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.

O negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X. 

XMobots pode se tornar o braço de drones da Embraer?
A XMobots, atualmente com mais de 400 funcionários, está expandindo sua equipe e abrindo mais de 540 oportunidades de emprego em São Carlos, para preenchimento ainda em 2023.

Como a própria XMobots divulga em seu site, "Os números chamam atenção principalmente porque essa é uma das maiores contratações já vista no setor de drones, não apenas na América Latina, mas também em âmbito mundial."

Como dificilmente a empresa teria condições para bancar sozinha um investimento de tal amplitude, é possível supor que essa ampliação recorde no número de colaboradores seja fruto das parcerias que realizou recentemente com a MBDA e, principalmente, com a Embraer.

Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia, juntamente com a que ocorreu entre Armênia e Azerbaijão, bem como com os conflitos que ainda ocorrem no Oriente Médio, são evidências incontestes da necessidade de as Forças Armadas brasileiras contarem com drones de combate efetivos para missões de  Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento, o que fez com que o governo brasileiro afirmasse que a produção de tais drones deveria ser uma das prioridades para a segurança nacional.

No entender desta Consultoria, esta medida da XMobots pode ter por trás uma das iniciativas estratégicas da Embraer para reposicioná-la no cenário mundial de aeronaves de Defesa, visando uma fatia do cobiçado mercado militar de drones de reconhecimento, observação e combate. Expertise tecnológica e parceiros de peso não lhe faltam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque