Pesquisar este portal

14 setembro, 2023

XMobots, maior fábrica de drones da América Latina, quer mais que dobrar o número de funcionários em 2023

 


*LRCA Defense Consulting - 14/09/2023

A XMobots, maior fábrica de drones da América Latina, atualmente com mais de 400 funcionários, está expandindo sua equipe e abrindo mais de 540 oportunidades de emprego em São Carlos, para preenchimento ainda em 2023.

Os números chamam atenção principalmente porque essa é uma das maiores contratações já vista no setor de drones, não apenas na América Latina, mas também em âmbito mundial.

Do total de vagas abertas, mais de 410 estão direcionadas para o time de Pesquisa e Desenvolvimento da XMobots, ou seja, contratações de engenheiros e técnicos especializados em diversas áreas para atuação em projetos voltados ao desenvolvimento de novas tecnologias robóticas.

Além das vagas de P&D, a XMobots também está recrutando talentos para os setores de Operações, Marketing e Comercial. A empresa valoriza a diversidade e a inclusão, incentivando candidatos de diferentes origens e experiências a se candidatarem.

Com as novas contratações, a empresa deverá fechar o ano de 2023 com um quadro de quase 1.000 colaboradores, tendo um impacto relevante na economia local, principalmente por se tratar de empregos de alto valor agregado.

Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Panone, “o crescimento da XMobots – com a geração de mais 540 postos de trabalho qualificados –, tem sido fundamental para o fortalecimento do ambiente de negócios local e para desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. A XMobots, com os elevados investimentos financeiros que tem realizado e com a significativa empregabilidade que tem proporcionado à população local, tem uma importância vital para São Carlos, para o Estado de São Paulo e para o Brasil “.

A Gerente de Recursos Humanos da XMobots, Manuela Albuquerque, complementa que para determinadas vagas não é necessária a experiência no segmento de drones, uma vez que todos os aprovados passarão por processos de treinamento que em alguns casos pode levar até 1 mês para serem concluídos. “Buscamos profissionais apaixonados por tecnologia e que querem nos ajudar a escrever essa história de transformação da tecnologia brasileira”.

É possível encontrar informações sobre as vagas e enviar a candidatura no site oficial www.xmobots.com.br/carreiras.

Drone Nauru 1000C: selecionado pelo Exército Brasileiro para missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento

Parceria com a MBDA e drone selecionado pelo Exército
Em maio de 2022, a XMobots e a MBDA, a maior empresa de mísseis da Europa, assinaram um MoU (Memorando de Entendimento) para trabalhar em conjunto na prova de conceito para a integração do míssil ENFORCER no RPAS Nauru 1000C.

O Nauru 1000C é o RPAS CAT 2 (Remotely Piloted Aircrafts Systems - Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) selecionado pelo Exército Brasileiro para missões ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento), pesando 150kg.

O míssil ENFORCER é um sistema de armas leves guiadas de nova geração, pesando cerca de 7kg e fornecendo a capacidade de derrotar uma ampla variedade de alvos leves e ligeiramente blindados, incluindo veículos de movimento rápido e alvos protegidos.

A MBDA é o único grupo de defesa europeu capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que correspondem a toda a gama de necessidades operacionais atuais e futuras das três Forças Armadas (terrestre, naval e aérea). A MBDA é de propriedade conjunta da Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%), e atualmente fornece às Forças Armadas Brasileiras mísseis de defesa aérea de curto alcance Mistral, todas as três versões do míssil antinavio Exocet e os sistemas de defesa aérea Sea Ceptor, entre outros, no programa de fragatas classe Tamandaré. A MBDA também se orgulha de oferecer mísseis de classe mundial, como Meteor, Brimstone e ASRAAM, entre outros, para aeronaves de combate.

Investimento da Embraer
A Embraer anunciou, em 20 de setembro de 2022, a assinatura de acordo de investimento para participação minoritária na XMobots. A transação foi prevista para ser realizada via fundo de investimentos cuja quotista única é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.

O negócio tem o objetivo de acelerar o futuro do mercado de drones autônomos de médio e grande porte, exploração conjunta de novos nichos de mercado e ampliar a rede de colaboração em pesquisa de novas tecnologias que tenham sinergias com as áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer, bem como a Embraer-X.

Possíveis motivos da ampliação
Como a própria XMobots divulga em seu site, "Os números chamam atenção principalmente porque essa é uma das maiores contratações já vista no setor de drones, não apenas na América Latina, mas também em âmbito mundial."

Como dificilmente a empresa teria condições para bancar sozinha um investimento de tal amplitude, é possível supor que essa ampliação recorde no número de colaboradores seja fruto das parcerias que realizou recentemente com a MBDA e, principalmente, com a Embraer.

Além disso, a guerra entre Rússia e Ucrânia, juntamente com a que ocorreu entre Armênia e Azerbaijão, bem como com os conflitos que ainda ocorrem no Oriente Médio, são evidências incontestes da necessidade de as Forças Armadas brasileiras contarem com drones de combate efetivos para missões de  Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento, o que fez com que o governo brasileiro afirmasse que a produção de tais drones deveria ser uma das prioridades para a segurança nacional.

No entender desta Consultoria, esta medida da XMobots pode ter por trás uma das iniciativas estratégicas da Embraer para reposicioná-la no cenário mundial de aeronaves de Defesa, visando uma fatia do cobiçado mercado militar de drones de reconhecimento, observação e combate. Expertise tecnológica e parceiros de peso não lhe faltam...


Conheça o Sistema Nauru 1000C

Sobre a XMobots
Presente no mercado desde 2007, a XMobots é a principal empresa de Drones da América Latina, classificada como a 14ª maior empresa de drones civis do mundo pela Drone Industry Insights, consultoria global referência em pesquisas sobre o mercado de drones. A XMobots é especializada no desenvolvimento e fabricação de drones VTOL de alto desempenho e de tecnologias correlatas, como sensores multiespectrais, sensores optrônicos giroestabilizados, softwares de análise de dados baseados em Inteligência Artificial, plataforma provedora de serviços com drones, entre outras.

Com mais de 400 funcionários atualmente (eram apenas 200 quando a empresa redigiu o "Sobre" de seu site), entre os quais mais de 60 engenheiros na pesquisa e desenvolvimento (este número deve ser hoje superior), a empresa possui uma atuação consolidada na venda de drones e serviços para mercados como Agricultura, Geotecnologias, Defesa e Segurança, além de desenvolver novos projetos para o setor Logístico e de Mobilidade Urbana. As atividades da XMobots abrangem 100% do território nacional e países da América Latina e África.

Qual a diferença entre drone, VANT e RPAS?
Drone é o termo utilizado de forma coloquial e popular para se referir aos equipamentos remotamente pilotados. Drone, cuja tradução significa “zangão”, foi oriundo do tipo de ruído que esses equipamentos costumam produzir em voo, que lembra o som emitido por um zangão.

VANT é a sigla de Veículo Aéreo Não Tripulado (tradução do termo UAV – Unmanned Aerial Vehicle), e é o termo utilizado para se referir a todo e qualquer equipamento que acesse o espaço aéreo sem que haja a presença de um ser humano a bordo. O termo VANT é considerado obsoleto pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), conforme divulgou em entendimento expresso no Doc 10019, Manual On RPAS.

RPAS, sigla de Remotely Piloted Aircraft System, é o termo técnico e padronizado internacionalmente pela OACI para se referir aos sistemas de aeronaves remotamente pilotadas utilizadas com propósitos não recreativos. A adoção do termo SARP, como tradução de RPAS para o português, poderia causar confusão por já existir uma sigla SARP (Standard and Recommended Procedures) internacionalmente em uso

Saiba mais:

- Embraer anuncia investimento na XMobots, empresa que produz o primeiro drone brasileiro que será armado com mísseis

- Nauru 1000C poderá ser o primeiro drone brasileiro armado com mísseis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque