*LRCA Defense Consulting - 23/09/2023
A publicação "Relatório Reservado", em artigo para assinantes com data de ontem (22), divulgou em manchete: "Embraer negocia venda de aviões militares para a Arábia Saudita", citando a aeronave multimissão "KC-390" como objeto do negócio.
Esta possibilidade vem sendo noticiada por esta Consultoria desde o ano passado, quando surgiram os indícios mais fortes das negociações, assim como também mais recentemente, quando da visita de uma delegação saudita ao Brasil.
Ministro Saudita: foi firmada uma Parceria Público Privada com a Embraer
Por ocasião da visita da maior delegação do Reino da Arábia Saudita que já esteve no Brasil - liderada por Khalid Al Falih, Ministro do Investimento desse país - ocorreu o Fórum de Investimentos Brasil / Arábia Saudita, realizado na FIESP no dia 31 de julho último. Neste evento, ficou no ar uma parceria com a Embraer citada pelo ministro saudita em seu discurso. Segundo afirmou (vídeo abaixo), ele visitaria a Embraer, com quem teria sido firmada uma Parceria Público Privada.
No entanto, nada foi divulgado posteriormente. Consultadas sobre a visita e a parceria citada, tanto a Embraer como sua agência de divulgação não ofereceram uma resposta sobre o assunto.
No mesmo período do Fórum de Investimentos Brasil / Arábia Saudita, durante uma conversa sobre voos para países árabes, o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, embaixador Osmar Chohfi, sugeriu que a Arábia Saudita comprasse aeronaves brasileiras para seus voos domésticos, e o secretário-geral adjunto da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da Arábia Saudita (FSC), Waleed Alorainan, disse que estava conversando com a Embraer.
Paris Air Show
Por ocasião do Paris Air Show, realizado em junho deste ano, com a presença da Embraer e da SCOPA Defense, a empresa saudita ilustrou sua participação no evento com um vídeo. Além de muitos registros de aeronaves e helicópteros da
Airbus, com quem a empresa fechou um grande contrato recentemente, um
deles mostrou a aeronave multimissão Embraer KC-390.
Nessa Feira, o CEO de Defesa e Segurança da empresa saudita, Fawaz Fahad Alakeel, publicou em uma mídia social:
- "Estamos entusiasmados em anunciar que a SCOPA Defense finalizou com sucesso acordos com algumas das maiores e mais significativas empresas em todo o mundo, graças ao trabalho árduo e dedicação de nossa equipe. As reuniões foram um grande sucesso e estamos ansiosos para colaborações frutíferas no futuro. Estamos orgulhosos de ter tido a oportunidade de mostrar nossos planos e soluções. O feedback que recebemos foi inestimável e já estamos trabalhando para melhorar e desenvolver ainda mais. Obrigado a todos que nos apoiaram e à nossa equipe por seus esforços incansáveis. Fique de olho nas futuras atualizações e desenvolvimentos da SCOPA Defense!"
Cena do vídeo de divulgação da SCOPA no Paris Air Show |
Oriente Médio: região muito importante e muito estratégica para a Embraer
Em entrevista ao portal Defense Here, em 26/04/2023, o CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, falou sobre os mercados de interesse da Embraer onde destacou a região do Oriente Médio, dizendo “Temos nosso escritório em Dubai desde 2009. Então vemos esta região, a região do Oriente Médio, como uma região muito importante e muito estratégica para a Embraer”. Ele também afirmou que a Embraer está buscando fortalecer suas parcerias com os países da região e ajudá-los a localizar tecnologias, acrescentando que “estamos buscando oferecer nossas soluções para a Arábia Saudita e também para os Emirados”.
Acordo com a BAE Systems: promoção do C-390 na Arábia Saudita
Em julho de 2022, a Embraer Defesa & Segurança celebrou acordos de cooperação com a BAE Systems por meio de dois memorandos de entendimento (MoUs, na sigla em inglês) que visam ampliar a atuação das empresas no mercado global de defesa. O primeiro é voltado para promover o C-390 nos mercados do Oriente Médio (inicialmente no Reino da Arábia Saudita) e o outro confirma uma intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa do veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve.
Além destes, ainda há interesse da Arábia Saudita, Argentina, Colômbia, Chile, Marrocos, Tunísia e Argélia, podendo chegar aos Estados Unidos. |
Avalanche de vendas?
A Áustria divulgou, no dia 20 de setembro, que pretende adquirir quatro C-390 para equipar sua Força Aérea, juntando-se a Portugal, Holanda e Hungria, todos exigentes países europeus que já selecionaram a aeronave multimissão da Embraer como seu meio aéreo para transporte militar e reabastecimento em voo, descartando as versões do americano Hercules C-130 (Lockheed Martin) que, até agora, era o preferido para estas e outras missões.
No entanto, informações de hoje dão conta de que a venda teria sido de 10 aeronaves, sendo cinco para a Holanda (já acertada anteriormente, mas não concretizada) e cinco para a Áustria, perfazendo um total de aproximadamente 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,3 bilhões).
Como há mais de uma dúzia de países interessados, é possível que se configure o cenário de uma verdadeira avalanche de pedidos na esteira da Áustria, haja vista que, quem primeiro fizer um pedido firme, obviamente terá a preferência no recebimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).