Pesquisar este portal

21 agosto, 2023

TideWise e EMGEPRON desenvolvem embarcação para vigilância, monitoramento e neutralização de minas marítimas

*LRCA Defense Consulting - 21/08/2023

A TideWise está desenvolvendo em parceria com a EMGEPRON uma embarcação multimissão, capaz de executar serviços de vigilância e monitoramento das águas brasileiras - além do monitoramento e neutralização de minas marítimas.

O USV Suppressor é um modelo de embarcação não tripulada multipropósito desenvolvido em parceria com a EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais) da Marinha do Brasil. Com aproximadamente 11.5 metros de comprimento, 3.6 metros de boca e compatibilidade com os principais equipamentos utilizados para a guerra de minas marítimas, guerra anti-submarino, vigilÂncia, o USV Suppressor é uma solução de defesa no estado da arte, capaz de realizar missões nos ambientes mais hostis. 

O projeto da embarcação também atenta aos requisitos de mobilidade estratégica, essenciais para a sua operação otimizada pelas Forças Armadas. O USV é compatível para transporte terrestre via carretas rodoviárias e ferroviárias (em modelo comumente utilizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais), por aeronaves cargueiras (como o Embraer KC-390) e os navios tipo LPD (como o NDM Bahia), que podem atuar como navios de controle ou motherships.  Acondicionado em um container de 20 pés, o sistema de controle do USV Suppressor permitirá a operação a partir das futuras fragatas classe Tamandaré.

O conceito operacional da embarcação se apresenta tanto quanto um ativo independente tanto como um multiplicador de forças, potencializando a capacidade de outros meios e reduzindo a exposição humana a riscos, e os custos operacionais. O USV permitirá também um aumento na eficiência, na persistência e, consequentemente, otimizará a área de atuação por operação.

Com previsão de lançamento em 2025, o projeto consolidará a tecnologia marítima brasileira entre as mais avançadas tecnologicamente do mundo.


Sobre a TideWise
A TideWise é uma companhia brasileira, fundada em 2019, que oferece soluções para a indústria marítima utilizando robôs inteligentes.

A empresa desenvolve, integra e opera sistemas robóticos inteligentes para solucionar demandas da indústria naval, seja ela em contexto fluvial, portuário ou marítimo. Sua missão é acelerar a transição para uma indústria mais segura e sustentável, alinhando tecnologia ao aumento da segurança, da confiabilidade e à redução significativa do impacto ambiental e dos custos das operações marítimas.​

Entre os anos de 2019 e 2020 projetou e construiu o USV Tupan, a primeira embarcação não tripulada a ser registrada na Marinha do Brasil. O USV Tupan é uma embarcação autônoma multipropósito de aproximadamente cinco metros de comprimento, fabricada em alumínio e com propulsão diesel-elétrica. Integrando atributos de alta engenharia com robustez para os trabalhos mais pesados no mar, ela vem operando desde 2020 e já prestou serviços para grandes companhias como Petrobras, Repsol Sinopec Brasil e Shell, no Brasil, e para a companhia de distribuição elétrica européia Elia Group, na Bélgica. Até hoje a TideWise já investiu mais de R$ 30.000.000,00 em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.​

As soluções não tripuladas da empresa suprimem os riscos à vida humana inerentes às operações de navegação (especialmente em ambiente offshore), além de oferecem um custo operacional (OPEX) inferior em comparação às  soluções tripuladas, pois são otimizadas para cargas úteis específicas e não requerem áreas dedicadas ao conforto e à segurança dos tripulantes.

A TideWise constantemente busca a inovação e a quebra de paradigmas, evoluindo sua tecnologia proprietária para fornecer soluções personalizadas para a indústria naval.

A empresa faz parte do seleto grupo de startups do Cubo Itaú, o principal hub de inovação da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque