*LRCA Defense Consulting - 01/08/2023
O Ministro de Investimentos do Reino da Arábia Saudita, Khalid Al Falih, afirmou ontem, durante seu discurso no Fórum de Investimentos Brasil – Arábia Saudita, realizado na FIESP, que visitará a Embraer, com quem foi firmada uma Parceria Público Privada (PPP).
Como não foram divulgadas outras informações sobre a referida PPP e, provavelmente, não o sejam até a visita do ministro saudita à Embraer, esta Consultoria julga relevante registrar alguns fatos.
Durante o Paris Air Show, realizado em junho, com a presença da Embraer e da SCOPA Defense, o CEO de Defesa e Segurança da empresa saudita, Fawaz Fahad Alakeel, publicou que:
- "Estamos entusiasmados em anunciar que a SCOPA Defense finalizou com sucesso acordos com algumas das maiores e mais significativas empresas em todo o mundo, graças ao trabalho árduo e dedicação de nossa equipe. As reuniões foram um grande sucesso e estamos ansiosos para colaborações frutíferas no futuro. Estamos orgulhosos de ter tido a oportunidade de mostrar nossos planos e soluções. O feedback que recebemos foi inestimável e já estamos trabalhando para melhorar e desenvolver ainda mais. Obrigado a todos que nos apoiaram e à nossa equipe por seus esforços incansáveis. Fique de olho nas futuras atualizações e desenvolvimentos da SCOPA Defense!"
No vídeo com que a empresa saudita ilustrou sua participação no Paris Air Show (foto principal), além de muitos registros de aeronaves e helicópteros da Airbus, com quem a empresa fechou um grande contrato recentemente, um deles mostrou a aeronave multimissão Embraer KC-390.
Em consequência, a pergunta que não quer calar é se tal parceria teria relação com o KC-390 ou com outras aeronaves e/ou serviços da Embraer.
Informações anteriores
Em entrevista ao portal Defense Here, em 26/04/2023, o CEO da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, falou sobre os mercados de interesse da Embraer onde destacou a região do Oriente Médio, dizendo “Temos nosso escritório em Dubai desde 2009. Então vemos esta região, a região do Oriente Médio, como uma região muito importante e muito estratégica para a Embraer”. Ele também afirmou que a Embraer está buscando fortalecer suas parcerias com os países da região e ajudá-los a localizar tecnologias, acrescentando que “estamos buscando oferecer nossas soluções para a Arábia Saudita e também para os Emirados”.
Em julho de 2022, a Embraer Defesa & Segurança celebrou acordos de cooperação com a BAE Systems por meio de dois memorandos de entendimento (MoUs, na sigla em inglês) que visam ampliar a atuação das empresas no mercado global de defesa. O primeiro é voltado para promover o C-390 nos mercados do Oriente Médio (inicialmente no Reino da Arábia Saudita) e o outro confirma uma intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa do veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) da Eve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).