*LRCA Defense Consulting - 18/07/2023
Nos dias 05 e 06 de julho, instrutores da SIATT Engenharia ministraram um curso de operação do Simulador de Tiro do Sistemas de Armas Míssil Superfície-Superfície Anticarro MSS 1.2 AC para atiradores e especialistas da Marinha do Brasil. Realizado no CIASC - Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Complexo dos Fuzileiros Navais na Ilha do Governador, Rio de Janeiro/RJ.
O curso teve, como alunos, atiradores dos 1º, 2º e 3º Batalhões de Infantaria dos Fuzileiros Navais, especialistas do CTecCFN - Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e do CMASM - Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha, além de instrutores do próprio CIASC.
Durante dois dias, os alunos receberam conhecimentos teóricos e práticos focados na utilização do Simulador de Tiro do MSS 1.2 AC para adestramento de atiradores do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, habilitando-os para treinamentos posteriores e participação em campanhas de lançamentos reais do míssil MSS 1.2 AC. Tais lançamentos estão sendo realizados dentro do processo de Avaliação Técnica do armamento conduzido pelo Exército Brasileiro, mas que também conta com participação da Marinha.
No âmbito do Exército, esta avaliação é conduzida pelo CAEx, Centro de Avaliações do Exército, onde tem ocorrido os lançamentos do míssil, com apoio do CTEx - Centro Tecnológico do Exército. Na Marinha, o programa é acompanhado pela DSAM - Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha.
Tanto o Exército como os Fuzileiros Navais adquiriram lotes de pré-série do MSS 1.2 AC, cuja avaliação técnica atualmente caminha para a fase final. Na sequência, será realizado um processo de Avaliação Operacional, prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2024, com o produto sendo primeiramente disponibilizado para uma OM específica antes da distribuição geral aos batalhões operacionais.
O Eng. Robson Duarte, Ger. Programa na SIATT ressalta que “a realização deste treinamento foi um importante passo para a completa adoção do MSS 1.2 AC pelos Fuzileiros Navais, incorporando atiradores às avaliações em andamento e já capacitando futuros instrutores para adestramentos internos. O uso contínuo do Simulador de Tiro capacita atiradores em alto nível para lançamentos reais!”, complementou Robson.
Simulador de Tiro
O Simulador de Tiro é um equipamento regular do Sistema MSS 1.2 AC, destinado ao adestramento e treinamento intensivo de atiradores, com baixo custo. É composto por um conjunto Unidade de Tiro/Munição idêntico ao armamento real, associado à uma Estação de Instrutor que simula, em ambiente virtual, cenários, terrenos, alvos, rotas e fatores ambientais dificultadores de tiros (bombas de fumaça, baixa visibilidade, chuva, etc.) para tiros virtuais. Operando a Unidade de Tiro/Munição do Simulador, o atirador em treinamento, além da simulação de cenário, é submetido a sons e “impacto físico” semelhantes aos verdadeiros, proporcionando uma experiência muito próxima de um lançamento real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).