Três L3Harris Missile Eject Launcher, Pylon 5 (MELP5) com mísseis MBDA Meteor sob a fuselagem em uma aeronave JAS Gripen. Imagem: Saab |
*LRCA Defense Consulting - 15/07/2023
A próxima geração de caças Saab Gripen E permitirá que os pilotos das forças aéreas sueca e brasileira carreguem um poder de fogo significativo com lançadores de mísseis ar-ar aprimorados que os tornam altamente eficazes contra potenciais adversários aéreos.
Os modelos avançados do Gripen terão três sistemas de lançamento de armas de alto desempenho chamados Missile Eject Launcher, Pylon 5 (MEL P5) para fornecer vantagem contra ameaças aéreas. As unidades MELP5 lançam mísseis ar-ar de longo alcance com sistemas pneumáticos de ar comprimido que implantam as armas de forma mais rápida e eficiente, reduzindo significativamente o tempo fora de serviço e mão de obra das aeronaves.
O contrato de produção com a Saab, com sede na Suécia, é de um total de US$ 27 milhões. A L3Harris desenvolveu o sistema sob um contrato de design com a Saab desde 2014.
“Esses lançadores inovadores proporcionarão aos nossos clientes uma mudança radical na eficácia operacional ao implantar o caça Gripen E, o que aumentará o sucesso da missão”, disse Dave Zack, presidente da Mission Avionics, L3Harris. “Estamos orgulhosos de fornecer nossa tecnologia de ponta acessível para enfrentar as ameaças que os pilotos enfrentarão não apenas no campo de batalha de hoje, mas também no futuro.”
O MELP5 usa a tecnologia Pneumatic Missile Eject Launcher (PMEL) da L3Harris e elimina a necessidade de pirotecnia para lançar armas. Requer um volume de gás menor do que outros lançadores, reduzindo os custos gerais de manutenção e mão de obra.
Unidades de teste L3Harris MELP5 |
O Gripen E é um sistema avançado de aeronaves de caça desenvolvido para combater e derrotar qualquer adversário. Ele incorpora tecnologias de ponta, incluindo sistemas, sensores, armas e pods para garantir vantagem de combate e oferecer superioridade aérea em ambientes altamente contestados. As forças aéreas sueca e brasileira encomendaram e estão operando o Gripen E, com entregas em andamento.
“O contrato de produção representa o culminar de muito trabalho árduo de nossa equipe”, disse George Gardner, diretor administrativo da L3Harris Release and Integrated Solutions Ltd. “Estamos ansiosos para continuar nosso relacionamento com a Saab durante toda a vida útil da aeronave Gripen E.”
A tecnologia pneumática L3Harris é adaptável a praticamente todas as plataformas avançadas de aeronaves tripuladas e não tripuladas com requisitos de capacidade de mísseis ar-ar. A empresa projeta, desenvolve e fabrica o MELP5 nas instalações de Brighton, no Reino Unido. O produto PMEL representa uma adição importante ao portfólio da L3Harris de lançadores pneumáticos e de liberação por gravidade não ITAR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).