*Airinsight, por Daniel Martinez Garbuno - 19/07/2023
A Ethos Asset Management Inc., dos EUA, anunciou na terça-feira uma nova parceria de financiamento de longo prazo com a Transportes Aéreos Regionales ( TAR Aerolíneas ), uma transportadora mexicana regional com uma frota de nove aeronaves Embraer E145LR operando para 18 destinos domésticos e com serviços de fretamento cobrindo os EUA e o Caribe.
Uma nova parceria de financiamento
A Ethos Asset Management está empenhada em fornecer uma injeção de capital significativa que continuará por vários anos. A empresa com sede nos Estados Unidos acredita que há uma grande oportunidade para desenvolver o mercado doméstico regional no México , já que é mal atendido e de difícil acesso para as operadoras.
Nenhuma das empresas divulgou o valor a ser investido pela Ethos Asset Management na TAR Aerolíneas. No entanto, Carlos Santos, Chief Executive Officer (CEO) da empresa norte-americana, afirmou:
“É uma honra absoluta fazer parceria com uma empresa inovadora da indústria de aviação do México, onde o mercado regional doméstico apresenta uma oportunidade de crescimento de dois dígitos. Com pouca concorrência no mercado regional doméstico, o mercado regional é atraente, mal atendido e de difícil acesso para outras operadoras.”
Ele acrescentou que a lacuna entre oferta e demanda no mercado regional é grande e se ampliou como resultado da pandemia. Em fevereiro de 2023, a maior companhia aérea regional do México, a Aeromar, encerrou suas operações. Os jogadores restantes estão bem abaixo dos níveis de tráfego pré-pandêmicos.
No entanto, as maiores operadoras do país, Volaris, Viva Aerobus e Aeromexico, possuem aeronaves com mais de 150 assentos em média e um mercado altamente concentrado baseado nos maiores hubs do país. Isso deixa uma lacuna que as companhias aéreas regionais podem preencher.
O que o TAR está dizendo?
Ricardo Bastón, CEO da TAR Aerolíneas, disse que a empresa está satisfeita em fazer parceria com uma entidade financeira sólida como a Ethos Asset Management, abordando a oportunidade que o mercado mexicano de aviação regional apresenta por meio de um empréstimo que permitirá à TAR fortalecer sua posição no mercado e fornecer os recursos financeiros para expandir sua presença no mercado.
Segundo dados das autoridades mexicanas, a TAR transportou 112.527 passageiros entre janeiro e maio de 2023. É a quarta maior transportadora do país, embora bem atrás da Viva Aerobus (que é a terceira), empresa que movimentou 8,66 milhões de passageiros nos primeiros cinco meses do ano. Ainda assim, face ao período homólogo de 2019, anterior à pandemia de COVID-19, o TAR recuperou apenas 47% dos níveis de tráfego pré-pandemia. Em julho de 2023, a TAR operava cerca de 256 voos semanais, disponibilizando 12.800 assentos por semana.
Finalmente, Roberto Suárez Espinoza, Associado da Ethos Asset Management no México, disse que o setor aéreo mexicano precisa de um quarto player consolidado para se engajar em mais competição e trazer mais saúde a um mercado faminto. Nos últimos três anos, o país perdeu duas companhias aéreas, a Interjet em dezembro de 2020 e a Aeromar este ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).