Pesquisar este portal

06 junho, 2023

Protótipo do inovador drone de carga Moya eVTOL está cada vez mais próximo da pista


*LRCA Defense Consulting - 06/06/2023

A Moya Aero planejou ter o primeiro voo do inovador drone de carga Moya eVTOL durante a primavera no Hemisfério Sul, para o quê a equipe está trabalhando duro. Este protótipo é um veículo quase em escala real com uma envergadura de 5,5 metros. Enquanto isso, a empresa está melhorando suas instalações na área de testes no Aeródromo SDA4 (Fazenda Maristela) para receber o Moya eVTOL.

O Moya eVTOL é um drone de carga autônomo, totalmente elétrico, com capacidade de carga paga de 200 kg e alcance de 110 quilômetros. Ser elétrico permite que o drone de carga opere com emissões zero. Além disso, o design do Moya traz ganhos de eficiência.

Preparação para o voo

Preparar-se para o voo é uma fase emocionante em que são tomadas as decisões mais críticas que influenciarão o sucesso futuro. A empresa já adquiriu 100% dos equipamentos aeronáuticos de fornecedores renomados e inovadores. Na semana passada, a equipe realizou treinamentos no fornecedor do Sistema de Piloto Automático para ajustar as malhas de controle do veículo.

As partes centrais da aeronave, como asas e fuselagem, são fabricadas com materiais compósitos, principalmente fibra de carbono e resina epóxi, por meio de moldes para laminação, o que tornará o Moya eVTOL mais leve e eficiente. Assim, com o uso de material compósito, haverá maior confiabilidade e redução de componentes e massa sem comprometer a rigidez da fuselagem. A grande vantagem é a redução de peso, que leva o sistema a ter uma maior capacidade de carga útil e alcance, aumentando ainda mais a produtividade e facilitando a operação da aeronave.

Já foram construídos cerca de 90% da estrutura em material composto, pronta para ir para a oficina de pintura nas instalações em São José dos Campos. Os últimos dias serão dedicados à produção das últimas carenagens e trens de pouso, que foram especialmente desenvolvidos para o veículo. Ao mesmo tempo, as fiações dos sistemas de energia (motores) e do sistema de energia elétrica (baterias) estão prontas.

Mas há diferentes frentes de atuação. O modelo de simulação digital está em desenvolvimento, rodando rápido para corresponder à data. A equipe está construindo um pequeno drone para realizar voos de teste para verificação do piloto automático. Isso irá poupar tempo e permitir pequenos ajustes antes do primeiro voo.

Enquanto isso, os testes de trem de força e bateria estão em andamento, e a Estação Terrestre está em fase de conclusão. Em relação à interação aeropropulsiva, foram explorados vários trade-offs durante a fase de projeto de engenharia através de estudos paramétricos usando Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD). O objetivo principal desses estudos é explorar o universo de projeto de uma configuração inovadora, como a forma do plano da asa, a envergadura e a incidência da asa.

Portanto, foi analisado o arrasto da configuração de voo horizontal para obter a configuração de fuselagem mais adequada. O design da Moya reduz em mais de 50% o arrasto total em comparação com outras configurações eVTOL Lift + Cruise.

Não só o pessoal técnico e de produção da empresa que está trabalhando sem parar. O pessoal do mercado acaba de terminar o curso de consultoria na UFV - Universidade Federal de Viçosa, uma universidade referência na agricultura brasileira. O programa teve como objetivo intensificar as análises e construir uma operação contínua na agricultura.

A Moya Aero já iniciou conversas em torno da necessária certificação com a ANAC, a autoridade aeronáutica brasileira. 

"Projetamos o Moya eVTOL para atender um amplo espectro de usos logísticos e agrícolas. Temos como objetivo oferecer um transporte de cargas eficiente, com melhor economia e operação sustentável. É o primeiro veículo desenvolvido na América Latina e um novo meio de transporte logístico", disse Alexandre Zaramela, CEO da Moya Aero.

Sobre a Moya Aero
A Moya Aero, fundada em 2020 por Alexandre Zaramela (CEO) e Renata Marins Paolillo (COO), é uma spin-off (empresa criada a partir de outra) da ACS Aviação, a principal entidade de engenharia, pesquisa e desenvolvimento aeronáutico do Brasil, localizada no coração do corredor da indústria aeroespacial da América Latina, São José dos Campos.

A Moya Aero projeta, fabrica e opera drones aéreos elétricos inovadores de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para entrega de carga e logística de precisão. A ACS Aviation tem cerca de 15 anos de experiência no desenvolvimento de aeronaves com vários parceiros. Isso inclui a Embraer, fabricante brasileira, que é sua vizinha em São José dos Campos e para a qual contribuiu com os primeiros trabalhos de desenvolvimento da aeronave Eve eVTOL. A ACS também desenvolveu o SORA-e, que Zaramela disse ser a primeira aeronave elétrica criada no hemisfério sul, além de uma aeronave esportiva leve com um parceiro chinês e um drone Classe 2 (até 150 quilos).

Essa experiência extraordinária está por trás do Moya eVTOL, o primeiro veículo autônomo, de alta capacidade e totalmente elétrico que está sendo construído no Hemisfério Sul.

Saiba mais sobre o Moya eVTOL:
- Helisul Aviação comprará 50 drones de carga Moya eVTOL

- Moya Aero tem aporte de US$ 2 milhões da Finep para desenvolver primeiro eVTOL brasileiro de carga

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque