Pesquisar este portal

13 junho, 2023

Ministro da Defesa acompanha demonstração do Sistema Astros 2020, da Avibras

Presença do Ministro da Defesa na demonstração do Sistema Astros pode significar mais um reforço à ideia de uma solução ou apoio decisivo do governo para a questão da Avibras


*LRCA Defense Consulting - 13/06/2023

Nesta segunda-feira (12), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, esteve no Comando de Artilharia do Exército, em Formosa (GO), acompanhado do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Ribeiro Paiva, para assistir a uma demonstração do Sistema Astros 2020, no Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes. O Astros é um dos principais programas estratégicos da Defesa e o seu desenvolvimento, além de significar avanço na capacidade operacional da Força Terrestre, fomenta a geração de mais de sete mil empregos diretos e indiretos.

“O Astros é um grande avanço tecnológico e demonstra o quanto estamos preparados. Estou bastante impressionado e orgulhoso com o que vi aqui”, ressaltou o Ministro José Mucio. A modernização do sistema de artilharia do Exército tem o objetivo de contribuir para o aumento do poder dissuasório da Força, fundamental para a garantia da soberania nacional.

Na oportunidade, o titular da pasta também visitou as instalações da Divisão de Simulação do Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército, e do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes. A visita foi prestigiada, ainda, pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e pelo Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa.

Astros 2020
Desenvolvido e projetado pela empresa brasileira Avibras, as viaturas lança-mísseis são capazes de atingir alvos entre 10 e 300 km. De longo alcance, alta precisão e letalidade, possuem capacidade de tiro com recebimento e análise da missão, além de comando e controle, trajetória de voo e controle de danos. Astros é a sigla em inglês para sistema de foguetes de artilharia para saturação de área. A implementação do projeto teve início em 2012, e a expectativa é de que a conclusão seja em 2031. Atualmente, o Exército possui 83 viaturas Astros, sendo 44 com LMU (Lançadoras Múltiplas Universal).

*Com informações do Ministério da Defesa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque