*Financial Express Online, por Huma Siddiqui - 05/04/2023
O C-390 Millennium, que está na corrida pelos requisitos de Aeronave de Transporte Médio da Força Aérea Indiana, alcançou a Capacidade Operacional Total (FOC). Esta certificação é emitida pelo Instituto de Coordenação e Desenvolvimento Industrial (IFI). Este, segundo a empresa, é o órgão brasileiro responsável pela certificação de aeronaves destinadas a fins militares.
O que é FOC?
A certificação FOC atesta, de fato, que o projeto atendeu a todos os requisitos definidos pela Força Aérea Brasileira (FAB) e está apto a cumprir todas as missões para as quais foi concebido.
De acordo com Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, com esta certificação o C390 se junta a um seleto grupo de aeronaves no mundo, uma vez que a aeronave redefiniu o transporte aéreo militar e o espaço de reabastecimento. Acrescentando: “As forças aéreas de todo o mundo estão focadas em combinar suas necessidades operacionais em constante evolução com seus orçamentos, buscando uma plataforma que possa realizar várias missões, reconhecendo que a escolha de hoje afetará suas capacidades operacionais amanhã”.
A Embraer, maior aeroespacial do Brasil, também iniciou o processo de entrega na configuração FOC da sexta unidade para a Força Aérea do Brasil e as aeronaves que já foram entregues anteriormente terão que ser atualizadas para ter a certificação. Segundo a empresa, as aeronaves que serão exportadas para outros países serão todas certificadas FOC.
Sobre a aeronave
Esta aeronave foi
desenvolvida sob os rigorosos requisitos operacionais da Força Aérea
Brasileira. A gênese da aeronave de transporte está no modelo de hélice
tripla e é o ápice da indústria, governo e academia. Como parte do
processo de certificação e desenvolvimento, mais de 3.500 horas foram
voadas na aeronave protótipo em diferentes condições e, além disso,
cerca de 85.000 horas foram cronometradas em bancadas e dispositivos de
teste de laboratório.
O Financial Express Online informou anteriormente que o C-390 é considerado o moderno avião de transporte tático militar da nova geração. E com sua multimissão oferece mobilidade incomparável, combinada com baixos custos operacionais, flexibilidade operacional e alta produtividade.
Esta aeronave tem capacidade para transportar 26 toneladas de carga útil em comparação com outras aeronaves de carga militar de médio porte. O C390 da Embraer pode voar mais rápido a uma velocidade de 470 nós ou mais. É capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo lançamento de carga e tropas, busca e salvamento, avaliação médica, missões humanitárias, bem como operar em pistas não pavimentadas e temporárias.
Esta aeronave também pode ser utilizada como tanque para reabastecimento, bem como receber combustível de outro C390 utilizando as cápsulas que ficam sob as asas, tornando-se a única aeronave do segmento no mundo, segundo comunicado oficial da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).