Pesquisar este portal

08 março, 2023

Jogada de mestre da Embraer leva o KC-390 para mais próximo da USAF

 


*LRCA Defense Consulting - 08/03/2023

Em setembro de 2022, a Embraer S.A. e a L3Harris Technologies anunciaram uma parceria para o desenvolvimento do “Agile Tanker”, uma opção de reabastecimento aéreo tático ágil para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e aos requisitos da Força Conjunta, especialmente para ambientes sob disputa.

O acordo visa expandir as capacidades de reabastecimento do jato tático KC-390 Millennium, da Embraer. Os aprimoramentos incluem a integração de um sistema de reabastecimento conhecido como “flying boom”, além de sistemas de missão, para permitir localização distribuída e apoio a operações em áreas sob disputa, bem como comunicação resiliente atendendo aos requisitos JADC2 (comando e controle conjunto para todos os domínios).

“Os estrategistas da Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceram que a realização da visão de emprego ágil em combate (Agile Combat Employment) exigirá plataformas de reabastecimento otimizadas para apoiar uma abordagem desagregada de domínio aéreo em ambientes sob disputa”, disse Christopher E. Kubasik, Presidente e CEO da L3Harris. “A colaboração com a Embraer para desenvolver e integrar novas capacidades à aeronave multimissão KC-390 fornece uma solução econômica e de rápida implementação, que incorpora nossa reconhecida abordagem disruptiva.”

Os aprimoramentos complementarão as atuais capacidades de reabastecimento da aeronave, que incluem o sistema do tipo “sonda e cesto” de velocidade variável, a habilidade de receber combustível em voo, além de decolagem e pouso em pistas curtas e não-preparadas, permitindo uma maior cobertura da área de missão.

“Continuamos buscando parcerias significativas e estratégicas que gerem novos desenvolvimentos e ampliem o alcance de mercado do KC-390 Millennium”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Nossa aeronave está chamando a atenção das forças aéreas em todo o mundo, e estamos particularmente entusiasmados com esta oportunidade de combinar a plataforma e os sistemas de última geração da Embraer com as soluções de missão da L3Harris para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos.”

As diretrizes operacionais da USAF são um mapa de referência para se desenvolver com sucesso as novas tecnologias, doutrinas e culturas que as Forças Aérea e Espacial devem possuir para deter e, se necessário, derrotar adversários atuais e futuros.

Para atender aos requisitos da legislação dos Estados Unidos (“Buy American Act”), a produção do programa “Agile Tanker” terá montagem final nos Estados Unidos, seguida de modernização e preparação para a missão no centro de modificação da L3Harris em Waco, no Texas.

Andamento do negócio
No dia 06 de março, em uma aparente evolução do negócio, a L3Harris postou em uma rede social que "Somos parceiros da Embraer para desenvolver opções ágeis de tanque para atender aos futuros requisitos de reabastecimento aéreo da United States Air Force, combinando nossas décadas de experiência em missionamento de aeronaves com a plataforma KC-390 Millennium de última geração da Embraer".

Compartilhando a postagem, João Bosco Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança, escreveu: "Estamos orgulhosos de unir forças com a L3Harris neste empreendimento. O Agile Tanker combina os pontos fortes da Embraer e da L3Harris, para oferecer grande valor à USAF".

Requisitos JADC2: comando e controle conjunto para todos os domínios

Alvo: a próxima geração de aeronaves de reabastecimento para os EUA e aliados
Em seu site, a L3Harris divulga a iniciativa afirmando que "A L3Harris e a Embraer estão investindo no futuro da Força Aérea dos Estados Unidos – desenvolvendo soluções de tanques aerotransportados otimizadas para operações Agile Combat Employment e Joint All-Domain Command and Control em apoio a frotas aéreas críticas em todo o mundo."

Prossegue afirmando que "O avião-tanque tático KC-390 Millennium da Embraer, emparelhado com os avançados sistemas de missão L3Harris e décadas de experiência em missões de aeronaves, proporcionará operações de reabastecimento econômicas, suporte multimissão e opções de bases ágeis para maior cobertura da área de missão."

Sobre a colaboração entre as duas empresas, a L3Harris, escreve que possibilitará:
- Desenvolver uma solução de reabastecimento ágil focada em logística contestada e emprego de combate ágil.
- Adicionar operações de lança ao KC-390 Millennium da Embraer para maior flexibilidade de missão.
- Complementar as capacidades de tanques estratégicos existentes com uma solução de tanques táticos e ágeis que opera a partir de pistas austeras – colocando mais booms mais perto da luta.
- Adicionar comunicações resilientes que suportam requisitos JADC2 em evolução, autonomia e necessidades de Inteligência Artificial.

O KC-390 Millennium é veloz, versátil e pode ser rapidamente reconfigurado para executar uma série de missões com alto índice de confiabilidade. 

Ao combinar a experiência da L3Harris em integrar sistemas de missão com a avançada plataforma Embraer KC-390 Millennium, ambas as empresas estão preparadas para o que poderá representar o maior salto na área de Defesa e Segurança da gigante aérea brasileira, ou seja, fornecer a próxima geração de aeronaves de reabastecimento tático ágil ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos e à USAF, bem como às forças aéreas de países aliados.


Sobre a L3Harris Technologies

A L3Harris Technologies é uma empresa ágil e inovadora em tecnologia aeroespacial e de defesa global, oferecendo soluções de ponta a ponta que atendem às necessidades de missão crítica dos clientes. A empresa fornece tecnologias avançadas de defesa e comercial nos domínios espacial, aéreo, terrestre, marítimo e cibernético. A L3Harris tem mais de US$ 17 bilhões em receita anual e 47.000 funcionários, com clientes em mais de 100 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque