Imagem: Expansão Astronauta |
*LRCA Defense Consulting - 29/01/2023
O consultor independente e especialista no setor aeroespacial Fernando Ikedo - com a grande expertise adquirida em suas passagens por empresas como Embraer, Avibras, Mectron, AEl Sistemas e Rockwell Collins - publicou no LinkedIn uma reflexão interessante sobre os investimentos no Programa Espacial Brasileiro, à luz de suas postagens sobre o orçamento dos principais projetos estratégicos de Defesa para 2023.
Referindo-se à Lei Orçamentária Anual (LOA 2023), Ikedo afirma que o orçamento dos projetos voltados ao tema "Espaço" vêm, majoritariamente, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com 87% dos recursos, sendo o restante complementado pelo Ministério da Defesa (MD).
Ao observar os números, o especialista conclui que, em termos comparativos, o valor destinado a projetos na área espacial em 2023 corresponde aproximadamente a:
- 1/8 do programa Gripen
- "meio KC-390"
- 50% do projeto SISFRON
- 20% do Forças Blindadas
- 6% do projeto das fragatas
- "meio KC-390"
- 50% do projeto SISFRON
- 20% do Forças Blindadas
- 6% do projeto das fragatas
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).