*LRCA Defense Consulting - 06/05/2022
Uma das maiores indústrias de embalagens e descartáveis plásticos de Santa Catarina, a Orleplast, iniciou suas atividades em 1992, produzindo inicialmente mangueiras plásticas. Porém, em pouco tempo, concentrou sua produção em embalagens como sacolas, sacos, bobinas e outros produtos. A partir dessa mudança, a empresa garantiu certificações de qualidade com o objetivo de oferecer um melhor produto a seus clientes. Hoje, a empresa produz mensalmente cerca de 600 toneladas de produtos.
Buscando aumentar ainda mais sua produtividade, a Orleplast optou por investir em equipamentos mais eficientes para sua produção. Em uma parceria com o Centro de Negócios de Eficiência Energética (CNEE) da WEG, foi especificado à empresa uma tecnologia exclusiva WEG no Brasil, a moderna linha de motores elétricos W22 Magnet, garantindo qualidade, desempenho e economia de energia elétrica à indústria.
W22 Magnet: o melhor índice de rendimento do mercado
O W22 Magnet é uma linha de motores que possui em sua forma construtiva ímãs permanentes. Isto diminui a temperatura do motor, possibilitando a redução do tamanho da sua carcaça quando comparado aos motores de indução tradicionais. Outra importante característica é que o torque permanece constante mesmo em baixas rotações. Além disso, o W22 Magnet proporciona baixo custo de manutenção pois há prolongamento na vida útil dos mancais devido a menor temperatura de operação.
Na Orleplast, além da utilização dos motores W22 Magnet nas potências de 300 e 350 cavalos, o acionamento dos motores foi substituído pelo inversor de frequência CFW11 da WEG, trazendo benefícios como posicionamento e variação de velocidade da máquina, desta forma, aumentando a eficiência energética do processo.
Resultados surpreendentes em economia de energia
Fazendo parte do projeto de modernização da empresa, os motores estão instalados em duas extrusoras de plástico e já trazem impacto positivo para a Orleplast: redução no consumo de energia elétrica e significativa diminuição das paradas para manutenção. Conforme relatório de desempenho energético, a economia foi de 286.416 kWh/ano (suficiente para abastecer 85 residências durante o período de um ano), com retorno do investimento de 2,7 anos. Essa economia resultou em 36,2 toneladas de CO2 que deixam de ser emitidas na atmosfera anualmente.
Além de todos esses ganhos, os motores substituídos foram enviados para WEG como parte do pagamento dos motores novos (através do programa Plano de Troca WEG) sendo reciclados adequadamente conforme critérios de economia circular/logística reversa, sempre observando as questões de sustentabilidade.
Reconhecida pelas soluções em eficiência energética para diversas aplicações industriais, a WEG tem um amplo portfólio de produtos que possibilita ofertar ao mercado soluções eficientes que garantem alta performance, competitividade, lucratividade e sustentabilidade à indústria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).