*LRCA Defense Consulting - 22/04/2022
Com o pensamento sempre voltado para o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o crescimento sustentável do planeta, a WEG acaba de embarcar em um novo projeto de propulsão elétrica para embarcações comerciais.
Junto com a Espadarte Group, Startup nacional de tecnologia e soluções para barcos, a companhia equipou a primeira embarcação náutica comercial com Powertrain WEG no Brasil.
O modelo de propulsão, chamado de Hybdor, tem sistema de híbrido plug in, aplicável em qualquer barco de 25 a 40 pés, capaz de obter a performance da propulsão a combustão e a autonomia da motorização elétrica. “O sistema híbrido permite funcionamento independente. A confiabilidade de um sistema elétrico (motor, bateria, inversor) é bastante superior a um motor a combustão. E tendo elétrico e combustão separados, temos o melhor de ambas as motorizações e um barco que é muito mais seguro, eficiente, confortável e sustentável”, informou Tiago Mance, CEO da Espadarte Group.
A autonomia da embarcação apenas com a motorização elétrica é de uma hora com velocidade de 10 nós. O tempo de carregamento com energia padrão pode ser feito em apenas 4 horas, com eletricidade padrão.
“Com esse projeto mostramos que nossa tecnologia de Powertrain, testada e aprovada em veículos de transporte urbanos, é eficiente também para aplicações náuticas. Junto com a Espadarte Group estamos viabilizando uma embarcação comercial mais eficiente, econômica, sustentável e inteligente”, explica Manfred Peter Johann, Diretor superintendente da WEG Automação.
A nova propulsão além da performance promete ter uma longevidade maior e menor necessidade de manutenções. “Além disso, a propulsão híbrida que desenvolvemos possui menor peso, menor consumo, mais eficiência e maior performance em iates entre 25 e 40 pés. Conseguimos desenvolver uma arquitetura elétrica superior que mantem a eficiência, reduz a quantidade de CO2 e resíduos na água e do ruído que para o ambiente e para o conforto da navegação buscamos aprimorar”, acrescentou Thiago Marquardt, CTO responsável pela tecnologia Hybdor.
A produção comercial do modelo Hybdor deve começar em janeiro de 2023 na fábrica da Espadarte em São José dos Pinhais, no Paraná.
Sobre a Espadarte
O Espadarte Group nasceu em 2019, combinando a experiência dos fundadores no mercado internacional em estaleiros e tecnologia e assim desenvolver experiências aquáticas genuinamente inovadoras. Com investimento em multiáreas que atendesse as exigências dos usuários de barcos em performance, conforto, segurança, tecnologia e manutenção. O grupo inova no mercado náutico em 2022 com o HYBDOR. Sistema de propulsão híbrida para iates de 25 a 40 pés, que combina o melhor da motorização a combustão com a segurança e autonomia dos motores elétricos. O HYBDOR estará disponível no mercado a partir de janeiro 2023. A empresa está em São José dos Pinhais/ Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).