Pesquisar este portal

13 março, 2022

Drones Bayraktar TB2s ucranianos atingem sistemas russos de guerra eletrônica e de mísseis perto de Kiev


*BulgarianMilitary.com, por Boyko Nikolov - 13/03/2022

As Forças Armadas da Ucrânia estão fazendo pleno uso dos drones de ataque Bayraktar TB2 adquiridos da Turquia pela primeira vez em 2019, apurou o BulgarianMilitary.com, citando informações do Ministério da Defesa da Ucrânia.

Fontes ucranianas confirmaram ao BulgarianMilitary.com que nas últimas semanas os drones Bayraktar TB2 atacaram e destruíram postos de comando russos, veículos blindados de combate, veículos de infantaria russos e vários sistemas móveis de defesa aérea.

O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um vídeo no qual drones ucranianos atingiram o sistema russo de guerra eletrônica [EW] e os sistemas de mísseis terra-ar autopropulsados ​​de médio alcance 9K317 Buk-M2 TELAR. De acordo com os militares ucranianos, os dois sistemas foram atingidos perto de Kiev, capital da Ucrânia.

De acordo com informações não confirmadas, desde 2019, a Ucrânia adquiriu cerca de 50 drones de ataque do Bayraktar TB2. O site BulgariaMilitary.com anunciou na semana passada que a Ucrânia e a Turquia concordaram com um novo fornecimento de drones eficientes.

Veículos aéreos não tripulados ucranianos com maior alcance de controle

A experiência de combate de Bayraktar TB2
O primeiro voo registrado do drone de ataque turco foi em 2014. Desde então, o Bayraktar TB2 ganhou grande popularidade em todo o mundo depois de participar ativamente no combate aos sistemas de armas russos na Líbia, na Síria e na guerra de Nagorno-Karabakh.

Durante o conflito civil na Líbia em 2019-2020, o Bayraktar TB2 participou ativamente da luta contra o Exército Nacional da Líbia [LNA] liderado pelo marechal de campo Khalifa Belqasim Haftar. Um dos ataques aéreos mais bem sucedidos em drones turcos foi a destruição de dois aviões de carga LNA Ilyushin Il-76TD no solo na base aérea de al-Jufra.

Ucraniano-Bayraktar-TB2s-hit-Russian-EW-and-Buk-M2-SAM-systems-1

A seguir estão relatos de fontes da destruição dos sistemas de defesa aérea móvel Paintsir-S1 da Rússia, tanto na Líbia quanto na Síria e Nagorno-Karabakh. De acordo com vários relatórios, mais de 73 veículos militares sírios foram destruídos no início de 2020 e um total de 19 soldados foram mortos por drones turcos.

Durante a guerra de 2020 em Nagorno-Karabakh entre o Azerbaijão e a Armênia, drones turcos destruíram dezenas de posições de infantaria armênia e veículos militares, incluindo BM-30 Smerch MLRS, tanques T-72s, BMP-1 e BMP-2 IFVs. O Bayraktar TB2 destruiu com sucesso nove sistemas de defesa aérea Osa e Strela-10 no mesmo conflito.

No entanto, o Bayraktar TB2 também sofreu derrotas. Somente durante a guerra civil na Líbia, vários relatórios indicam que 47 drones Bayraktar TB2 foram abatidos pelas forças do LNA. A mesma declaração foi feita pelo correspondente americano Jeff Jaworski. Há relatos de pelo menos dois drones turcos Bayrakt TB2 abatidos por tropas armênias na guerra de Nagorno-Karabakh, e cerca de uma dúzia de drones do exército sírio abatidos nos céus da Síria.

TB2s Bayraktar ucranianos atingem os sistemas russos EW e Buk-M2 SAM

O Bayraktar TB2 é um veículo aéreo de combate não tripulado [UCAV] de média altitude e longa duração [MALE] fabricado pela empresa turca Baykar. O drone tem um modo de operação autônomo e é controlado remotamente por operadores.

Mais de 300 unidades Bayraktar TB2 estão operando atualmente em todo o mundo. Os operadores desses drones de ataque são Turquia, Azerbaijão, Etiópia, Quirguistão, Líbia, Marrocos, Paquistão, Polônia, Catar, Turcomenistão e Ucrânia. Relatórios indicam que Bulgária, Albânia, Hungria, Cazaquistão, Letônia, Omã, Ruanda, Somália e Sérvia estão interessados ​​em drones turcos. De acordo com as últimas informações, o Iraque e o Níger fizeram um pedido para a compra de um total de 14 drones Bayraktar TB2 [Iraq-8, Niger-6].

O alcance operacional do Bayraktar TB2 é de 150 km, o que é alcançado com uma velocidade de cruzeiro de 130 km/h. A velocidade máxima em que o drone turco pode voar é de 220 km/h. A altitude máxima em que pode voar é de 8,2 km e a altitude de trabalho recomendada é de 5,5 km.

O Bayraktar TB2 é movido por um motor de combustão interna de 100 cv [75 kW] com injeção, que queima no máximo 300 litros [79 galões americanos] de gasolina. Tem 6,5 metros de comprimento e 12 metros de largura com uma envergadura total. Ele pode transportar uma carga útil de 150 kg sobre seu próprio peso.

UAV da Turquia cometeu um 'genocídio real' sobre sistemas de mísseis russos e estabeleceu um recorde

O Bayraktar TB2 possui sistemas de sensor de direcionamento e imagem EO / IR / LD intercambiáveis ​​ou Radar AESA multimodo, como o sensor de imagem e direcionamento Aselsan CATS EO / IR / LD [produção atual] e imagem e direcionamento WESCAM MX-15D EO / IR / LD sensor.

O armamento do Bayraktar TB2 consiste em quatro munições inteligentes guiadas a laser. Eles podem ser diferentes, mas de acordo com informações oficiais, há uma escolha de qual munição usar entre L-UMTAS [Long Range Anti-tank Missile System], MAM-C e MAM-L munição guiada com precisão, Roketsan Cirit [Sistema de Mísseis de 70 mm], TUBITAK-SAGE BOZOK Foguetes Guiados a Laser, TUBITAK-SAGE TOGAN munição ar-superfície lançada de morteiro de 81 mm, TUBITAK-SAGE KUZGUN Munição de articulação modular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque