*BulgarianMilitary.com, por Boyko Nikolov - 13/03/2022
As Forças Armadas da Ucrânia estão fazendo pleno uso dos drones de ataque Bayraktar TB2 adquiridos da Turquia pela primeira vez em 2019, apurou o BulgarianMilitary.com, citando informações do Ministério da Defesa da Ucrânia.
Fontes ucranianas confirmaram ao BulgarianMilitary.com que nas últimas
semanas os drones Bayraktar TB2 atacaram e destruíram postos de comando
russos, veículos blindados de combate, veículos de infantaria russos e
vários sistemas móveis de defesa aérea.
O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um vídeo no qual drones ucranianos atingiram o sistema russo de guerra eletrônica [EW] e os sistemas de mísseis terra-ar autopropulsados de médio alcance 9K317 Buk-M2 TELAR. De acordo com os militares ucranianos, os dois sistemas foram atingidos perto de Kiev, capital da Ucrânia.
De acordo com informações não confirmadas, desde 2019, a Ucrânia adquiriu cerca de 50 drones de ataque do Bayraktar TB2. O site BulgariaMilitary.com anunciou na semana passada que a Ucrânia e a Turquia concordaram com um novo fornecimento de drones eficientes.
A experiência de combate de Bayraktar TB2
O primeiro voo registrado do drone de ataque turco foi em 2014. Desde então, o Bayraktar TB2 ganhou grande popularidade em todo o mundo depois de participar ativamente no combate aos sistemas de armas russos na Líbia, na Síria e na guerra de Nagorno-Karabakh.
Durante o conflito civil na Líbia em 2019-2020, o Bayraktar TB2 participou ativamente da luta contra o Exército Nacional da Líbia [LNA] liderado pelo marechal de campo Khalifa Belqasim Haftar. Um dos ataques aéreos mais bem sucedidos em drones turcos foi a destruição de dois aviões de carga LNA Ilyushin Il-76TD no solo na base aérea de al-Jufra.
A seguir estão relatos de fontes da destruição dos sistemas de defesa aérea móvel Paintsir-S1 da Rússia, tanto na Líbia quanto na Síria e Nagorno-Karabakh. De acordo com vários relatórios, mais de 73 veículos militares sírios foram destruídos no início de 2020 e um total de 19 soldados foram mortos por drones turcos.
Durante a guerra de 2020 em Nagorno-Karabakh entre o Azerbaijão e a Armênia, drones turcos destruíram dezenas de posições de infantaria armênia e veículos militares, incluindo BM-30 Smerch MLRS, tanques T-72s, BMP-1 e BMP-2 IFVs. O Bayraktar TB2 destruiu com sucesso nove sistemas de defesa aérea Osa e Strela-10 no mesmo conflito.
No entanto, o Bayraktar TB2 também sofreu derrotas. Somente durante a guerra civil na Líbia, vários relatórios indicam que 47 drones Bayraktar TB2 foram abatidos pelas forças do LNA. A mesma declaração foi feita pelo correspondente americano Jeff Jaworski. Há relatos de pelo menos dois drones turcos Bayrakt TB2 abatidos por tropas armênias na guerra de Nagorno-Karabakh, e cerca de uma dúzia de drones do exército sírio abatidos nos céus da Síria.
O Bayraktar TB2 é um veículo aéreo de combate não tripulado [UCAV] de média altitude e longa duração [MALE] fabricado pela empresa turca Baykar. O drone tem um modo de operação autônomo e é controlado remotamente por operadores.
Mais de 300 unidades Bayraktar TB2 estão operando atualmente em todo o mundo. Os operadores desses drones de ataque são Turquia, Azerbaijão, Etiópia, Quirguistão, Líbia, Marrocos, Paquistão, Polônia, Catar, Turcomenistão e Ucrânia. Relatórios indicam que Bulgária, Albânia, Hungria, Cazaquistão, Letônia, Omã, Ruanda, Somália e Sérvia estão interessados em drones turcos. De acordo com as últimas informações, o Iraque e o Níger fizeram um pedido para a compra de um total de 14 drones Bayraktar TB2 [Iraq-8, Niger-6].
O alcance operacional do Bayraktar TB2 é de 150 km, o que é alcançado com uma velocidade de cruzeiro de 130 km/h. A velocidade máxima em que o drone turco pode voar é de 220 km/h. A altitude máxima em que pode voar é de 8,2 km e a altitude de trabalho recomendada é de 5,5 km.
O Bayraktar TB2 é movido por um motor de combustão interna de 100 cv [75 kW] com injeção, que queima no máximo 300 litros [79 galões americanos] de gasolina. Tem 6,5 metros de comprimento e 12 metros de largura com uma envergadura total. Ele pode transportar uma carga útil de 150 kg sobre seu próprio peso.
O Bayraktar TB2 possui sistemas de sensor de direcionamento e imagem EO / IR / LD intercambiáveis ou Radar AESA multimodo, como o sensor de imagem e direcionamento Aselsan CATS EO / IR / LD [produção atual] e imagem e direcionamento WESCAM MX-15D EO / IR / LD sensor.
O armamento do Bayraktar TB2 consiste em quatro munições inteligentes guiadas a laser. Eles podem ser diferentes, mas de acordo com informações oficiais, há uma escolha de qual munição usar entre L-UMTAS [Long Range Anti-tank Missile System], MAM-C e MAM-L munição guiada com precisão, Roketsan Cirit [Sistema de Mísseis de 70 mm], TUBITAK-SAGE BOZOK Foguetes Guiados a Laser, TUBITAK-SAGE TOGAN munição ar-superfície lançada de morteiro de 81 mm, TUBITAK-SAGE KUZGUN Munição de articulação modular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).