*LRCA Defense Consulting - 29/01/20222
O uso de moinho de bolas no processo de moagem é uma técnica tradicional muito utilizada para redução do tamanho de partículas ou para a mistura de materiais, empregada em trabalhos industriais diversos, como é o caso das mineradoras. Neste sentido, por se tratar de um ambiente mais severo, se faz necessário o uso de um motor de maior resistência e proteção.
Com soluções eficientes no ramo de mineração, a WEG realizou o fornecimento de um motor de anéis da linha M Mining, carcaça 560, 1.300 kW, 3.300 V, 4 polos, 50 Hz para acionar o moinho de bolas de uma mineradora na Argentina. O motor aplicado torna o processo mais eficiente, garantindo uma maior segurança operacional, além de possuir manutenção simples e reduzida.
Os motores WEG da linha M Mining foram especialmente desenvolvidos com características eletromecânicas que proporcionam durabilidade, resistência e robustez, ideais para operar em ambientes severos do segmento de mineração e cimento. O grande diferencial nesse projeto é que para diminuir a necessidade de ajustes em campo, a WEG adaptou o processo de fabricação para dimensionar a solução conforme as necessidades do cliente.
Este fornecimento consolida a WEG como um dos principais fornecedores de motores para o segmento de mineração na América Latina, além de reforçar a flexibilidade da companhia em cumprir as necessidades específicas dos seus clientes. Para o cliente eleva a confiabilidade na operação e reduz o tempo de parada para manutenção.
Vantagens do sistema de levantamento motorizado de escovas
O novo sistema de levantamento de escovas é a evolução do já consagrado sistema de levantamento de escovas WEG, com incorporação da lógica de funcionamento, recursos para investigação de falhas, acompanhamento de operação via IHM e prevenção de manobras indevidas, simplificando e reduzindo os custos de instalação, operação e manutenção do motor. Para realizar a lógica de operação de forma simples, possui método de operação através de CLP, em conjunto com componentes que viabilizam o funcionamento e facilitam a manutenção. O monitoramento da operação e de eventuais falhas é disponibilizado para consulta no display do CLP integrado para que o usuário possua controle sobre o desempenho deste sistema.
A necessidade de manutenção em comparação a um sistema de escovas fixas reduz consideravelmente, devido às escovas serem levantadas após a partida do motor, além de possibilitar a eliminação ou redução de diversas variáveis, como:
- Adequação da escova ao ambiente (umidade, formação de patina);
- Desgaste de escovas (temperatura muito baixa ou alta, rugosidades dos anéis e pressão das molas);
- Limpeza do compartimento;
- Necessidade de refrigeração;
- Adequação de escova (carga, ambiente).
O conjunto de levantamento possui um redutor como meio de atuação, inserindo robustez, confiabilidade e simplicidade ao sistema. O porta escovas trabalha com molas de pressão constante e possui três pontos de inspeção, possibilitando agilidade e visibilidade na manutenção preventiva, preditiva ou corretiva. A leitura da posição interna do mecanismo de levantamento é realizada através de sensores indutivos e os mesmos possuem sistema que indicam seu status de funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).