O uso do grafeno na arma proporciona um melhor desempenho contra oxidação e dispensa a necessidade de lubrificação constante, evitando a corrosão e aumentando sua vida útil. Além disso, reduz o peso da arma e potencializa suas propriedades mecânicas, proporcionando maior dissipação de calor e resistência ao impacto.
*LRCA Defense Consulting - 16/01/2022
Entre os dias 13 e 16 de janeiro de 2022, a cidade do Rio de Janeiro recebe o Rio Innovation Week – RIW. A agenda conta com mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.200 startups e 190 expositores. Considerado o mais completo evento de inovação e tecnologia para diferentes mercados já realizado na América Latina, o RIW está sendo realizado em espaço de 40 mil metros quadrados, no Jockey Club Brasileiro.
O Rio Innovation Week trouxe, para o mesmo espaço, segmentos do mercado que utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Assim, o evento é o grande palco para o que há de mais moderno no mercado de tecnologia e inovação. Inteligência artificial, tecnologias 4.0, construção de foguetes, biotecnologia e energia renovável, por exemplo, são apenas alguns desses segmentos.
Ministro Marcos Pontes e autoridades no estande da UCSGraphene e Zextec nano |
Parceiras da Taurus estão expondo
A UCSGRAPHENE e a Zextec nano, empresas ligadas à UCS - Universidade de Caxias do Sul e parceiras da Taurus no desenvolvimento de armas com grafeno, também marcam presença no evento, com estandes para divulgação dos produtos e soluções relacionadas ao grafeno, criadas e desenvolvidas na Serra gaúcha. Entre os diferenciais, está a tecnologia com grafeno para limpeza e filtragem de água, retirando óleo e outros resíduos, bem como o emprego do material na fabricação de armamentos inovadores.
A UCSGRAPHENE é primeira e maior planta de produção de grafeno em escala
industrial da América Latina instalada por uma universidade e faz
parte do TecnoUCS – Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação. A
estrutura – junto aos demais laboratórios de pesquisa, inovação e
desenvolvimento tecnológico de toda a universidade, assim como a atuação
do centro de tecnologia e equipe técnica das empresas parceiras Zextec e
Znano – permite a rápida realização de testes e desenvolvimento de
protótipos de armas.
A Zextec, que atua em parceria com a planta industrial da UCS em dezenas de outros projetos envolvendo o material, é uma empresa especializada em melhoria de processos industriais com foco no
desenvolvimento de nano soluções relacionadas ao grafeno. Segundo o diretor da Zextec, Hugo Sousa, além da tecnologia com grafeno para limpeza e filtragem de água, estão sendo apresentados diversos outros avanços em projetos com o revolucionário material, como na área de vestuário e de armas. Ele destaca ainda que estão previstos para os próximos anos mais de R$ 2 bilhões de investimentos em projetos inovadores em parcerias da UCSGraphene com empresas.
Taurus GX4 - atração na Rio Innovation Week - é a primeira arma do mundo com grafeno
GX4 T.O.R.O. - Imagem apenas ilustrativa |
Em breve, a Taurus lançará a pistola microcompacta GX4 T.O.R.O. Graf., uma nova versão do modelo de sucesso lançado em meados de 2021 no Brasil e nos Estados Unidos, desenvolvida pelo CITE - Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia BR/EUA da empresa. Nessa versão, a pistola estará pronta para óptica e será a primeira arma no mundo com o revolucionário grafeno na composição de seus componentes injetados e no tratamento superficial das peças metálicas.
Um protótipo dessa arma (em versão sem óptica), exposto no estande da Zextec nano e da UCSGraphene, está atraindo a atenção dos visitantes da Rio Innovation Week.
O uso do grafeno proporciona um
melhor desempenho contra oxidação e dispensa a necessidade de lubrificação constante, evitando a corrosão e aumentando a vida útil da arma. Além disso,
potencializa as propriedades mecânicas, proporcionando maior dissipação
de calor e resistência ao impacto, além de reduzir o peso da arma.
Conforme informou a Taurus, o tratamento com grafeno tem um diminuto
impacto no custo e agrega um alto valor ao produto.
Inovações não param por aí
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus Armas, informou que a pistola GX4 TORO Graf terá um revestimento formado por uma nova e importante tecnologia: Cerakote composto com grafeno. O executivo informou também que sua empresa obteve exclusividade, com a Cerakote Brazil, para uso desta tecnologia por um período de tempo que poderá ser de dois anos, garantindo assim mais uma vantagem competitiva.
O Cerakote, um produto de alta tecnologia desenvolvido nos EUA e já em uso pela Taurus Armas, era considerado, até então, o melhor revestimento do mundo contra abrasão, corrosão e ação de produtos químicos, proporcionando uma maior dureza e proteção ao material contra impactos de qualquer tipo. A adição do grafeno ao Cerakote maximiza essas propriedades, legando à arma uma robustez e uma rusticidade sem iguais no mundo.
Diferenciais da Taurus em futuras licitações
Tais
características, aliadas à também revolucionária concepção tecnológica
da Plataforma GX4 e ao
seu protocolo militar de fabricação, irão ombrear com o imbatível
custo de produção da Taurus e serão os grandes
diferenciais da arma para disputar as cobiçadas licitações americanas e
outras licitações internacionais que forem do interesse da empresa, como
as da Índia e de outros países.
Vídeo: Senador Flávio Bolsonaro conhece a pistola Taurus com grafeno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).