O motor está sendo desenvolvido, desde 2008, com o objetivo de capacitar o Brasil na área estratégica e prioritária da hipersônica, através da operação em voo de um sistema com propulsão hipersônica aspirada.
Na terça-feira (14), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a decolagem do primeiro ensaio do demonstrador brasileiro da tecnologia hipersônica aspirada, o projeto de propulsão hipersônica 14-X.
Como é possível observar no vídeo divulgado pela FAB, o Veículo Acelerador Hipersônico (VAH), equipado com a carga útil do IEAv, denominada 14-XS, é lançado para fornecer as condições necessárias para o teste em voo do Demonstrador de Tecnologia Scramjet.
No início do mês, a FAB havia anunciado que Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), estava preparando a Operação Cruzeiro, enviando os materiais para o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.
O motor hipersônico 14-X foi desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).