Pesquisar este portal

15 setembro, 2021

Protocolo de inovação e tecnologia estimula a Base Industrial de Defesa


*Parque Tecnológico São José dos Campos - 14/09/2021

Ocorreu nessa segunda-feira (13) a Cerimônia de Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério da Defesa, a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC), que gere o PqTec, e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (FINATEC/UnB).

Para o diretor-geral do PqTec, Marcelo Nunes, os protocolos fortalecem o compromisso com o Estado brasileiro. “A grande importância foi enaltecida por todas as empresas, sejam startups, sejam empresas ligadas ao setor de defesa, no sentido de conectar as demandas tecnológicas estratégicas do País e também de negócios gerados”, afirma.

O Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), General de Divisão Luiz Antônio Duizit Brito, fez a abertura do evento. Ele enfatizou a importância da assinatura desses protocolos para a inovação. “Foi dado mais um passo na execução do plano estratégico, com ênfase na tríplice hélice [conceito dado quando empresa, academia e governo contribuem para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país] no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e o atingimento da independência tecnológica”, pontuou o General Duizit Brito.

O Diretor-presidente da FINATEC/UnB, Augusto César de Mendonça Brasil, destacou que a missão da Fundação que ele representa é disseminar o conhecimento para a sociedade, por meio da articulação de projetos acadêmicos. “Com a assinatura do Protocolo de Intenções, podemos visualizar uma aplicação direta na sociedade, não só na sociedade civil, mas na área da defesa, das instituições, na academia e principalmente nas startups”, explicou Augusto César.

Finalizando o evento, o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD), Marcos Rosas Degaut Pontes, ressaltou que as assinaturas dos protocolos se tornam oportunas, pois assim concluem redes de conexões que ajudam a gerar ecossistemas adequados ao desenvolvimento de negócios, produtos e autonomia tecnológica. “Serviços que vão nos conceder um grau cada vez maior de autonomia tecnológica. Que vão nos permitir gradativamente diminuir a dependência que ainda temos de produtos estrangeiros”, enfatizou Marcos Degaut.

Prestigiaram, ainda, a solenidade, o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino e Desporto, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; demais autoridades militares e civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque