*LRCA Defense Consulting - 18/08/2021

A Visiona Tecnologia Espacial e a Capella Space, assinaram recentemente um contrato de distribuição com o objetivo de incorporar ao portfólio da Visiona os dados coletados pelos satélites SAR em banda X operados pela Capella.

A paisagem de hoje é definida pelas mudanças de clima, envelhecimento das infraestruturas, tecnologias disruptivas e mudanças políticas. Monitorar e mitigar os efeitos desses eventos variados é difícil – e quase impossível – sem acesso a dados oportunos convertidos em informações relevantes que fundamentam tomadas de decisões assertivas.

É de olho nesse mercado que a Capella Space desenvolve sua constelação de pequenos satélites SAR. O Radar de Abertura Sintética (SAR) captura e rastreia movimentos em pequena escala na superfície da Terra – em portos e ao longo de oleodutos, em campos e em alto mar, em qualquer lugar que a mudança esteja ocorrendo – e fornece as imagens que você precisa para obter velocidade nas suas ações. São essas informações que trazem novos insights para seus modelos analíticos, previsões e métodos de negócios, ajudando você a gerenciar os riscos do seu negócio.

O SAR é uma poderosa tecnologia de Sensoriamento Remoto que, ao contrário dos satélites ópticos tradicionais, fornece imagens diurnas e noturnas em qualquer condição climática. Isso é de extrema utilidade quando os analistas precisam de imagens imediatas e confiáveis, independentemente das condições atmosféricas. Embora as agências de Defesa e Inteligência tenham décadas de experiência na exploração de dados SAR para GEO Inteligência (GEOINT), diferentes mercados estão utilizando os dados SAR para aumentar sua produtividade, lucratividade e sucesso.

A constelação de pequenos satélites SAR desenvolvidos pela Capella permite coletar imagens da Terra sob demanda, com resolução espacial no solo de até 50 cm e com alta taxa de revisita, utilizando uma plataforma web 100% automatizada, que entrega as imagens de forma segura, tornando possível detectar mudanças sutis na superfície da Terra.

Os recursos SAR exclusivos da Capella fornecem produtos de imagens SAR mais frequentes, oportunos e de alta qualidade. As imagens adquiridas oferecem clareza visual, contraste e nitidez incomparáveis na indústria de SAR comercial. Com qualidade de sinal elevada e menor nível de ruído, a Capella oferece produtos que fornecem diversidade em resolução e cobertura, conforme os modos descritos a seguir.

Modo SPOT: Entregue com 50 cm de resolução no solo, esse modo de aquisição adquire imagens de 5×5 km e é ideal para detecção e/ou identificação de objetos, rastreamento de commodities, inteligência baseada em atividades e monitoramento de instalações
Modo SITE: Entregue com 1 m de resolução no solo, esse modo de aquisição adquire imagens de 5×10 km e é ideal para monitoramento de infraestrutura e Engenharia Civil, seguro e gestão de risco, cartografia temática e monitoramento de oleodutos
Modo STRIP: Entregue com 1,2 m de resolução no solo, esse modo de aquisição adquire imagens de 5×20 km e é ideal para resposta rápidas a desastres, monitoramento marítimo, detecção de mudanças e monitoramento ambiental

A constelação de satélites de radar de abertura sintética (SAR) da Capella fornece a possibilidade de observação da Terra 24 horas por dia e em qualquer condição climática. O que torna o SAR único é sua capacidade de transpassar as condições atmosféricas, proporcionando visibilidade quase em tempo real em áreas cobertas por nuvens, tanto de dia quanto de noite.

Sobre a CAPELLA SPACE
Em 2016, a Capella Space foi fundada para permitir uma compreensão mais rica do nosso planeta de maneiras totalmente novas e poderosas. A empresa viu uma oportunidade de usar o Radar de Abertura Sintética (SAR) para monitorar a Terra, incluindo 75% que está coberto pela escuridão da noite ou obscurecido por nuvens. Em 2018, a Capella Space lançou o primeiro satélite SAR comercial dos Estados Unidos, “Denali”, no desenvolvimento de uma constelação capaz de monitorar o planeta 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todas as condições meteorológicas. Em 2020, a empresa lançou o “Sequoia”, provando que os Estados Unidos podiam produzir imagens SAR comerciais da mais alta qualidade em uma fração do tempo e do custo dos fabricantes de satélites SAR tradicionais. Hoje, a empresa está construindo a próxima geração de sensores SAR para desenvolver uma constelação que melhora as decisões sobre comércio, conservação e segurança na Terra.

Sobre a Visiona Tecnologia Espacial
A Visiona é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras, voltada para a integração de sistemas espaciais. Criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). A empresa foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a Visiona anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1, e concluiu com êxito o primeiro Sistema de Controle de Órbita e Atitude de satélites desenvolvido no Brasil. A Visiona também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas Bandas X e P.