*LRCA Defense Consulting - 16/06/2021
A WEG S.A. anuncia o fornecimento de quatro sistemas completos de Armazenamento de Energia envolvendo baterias de íons de lítio e baterias de fluxo, além do desenvolvimento do controle de uma Microrrede alimentada por diversas fontes de energia para a Copel – Companhia Paranaense de Energia. O fornecimento faz parte de um rol de ações da Copel aprovados em chamada pública estratégica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para arranjos técnicos e comerciais para a inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro.
O contrato, fechado com a WEG em regime turn-key, engloba fabricação, construção, comissionamento, garantia e suporte técnico de quatro projetos de Armazenamento de Energia totalizando 1,8MW e 3,7MWh que incluem o desenvolvimento de todo o controle da microrrede de uma planta. Dentro do escopo de produtos fornecidos pela WEG estão quatro BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia) que incluem baterias de íons de lítio, baterias de fluxo-vanádio, usinas de geração fotovoltaica, transformadores, painéis de baixa tensão, painéis de média tensão, automação das planta (EMS), sistema de gerenciamento de baterias (BMS) e eletrocentros.
Um dos projetos será implantando no município de Ipiranga, nos Campos Gerais, e irá colocar lado a lado dois sistemas de 1MWh cada com tecnologias de baterias distintas: íons de lítio e fluxo-vanádio, que nessa escala é inédito no País.
A escolha de Ipiranga para os testes se deve ao fato de a cidade ter 100% de cobertura com medidores inteligentes que automatizam a medição do consumo. Isso possibilita o mapeamento detalhado de todos os impactos da inserção desta tecnologia, além da sua convivência com sistemas de reconfiguração de rede (self healing) – tudo interligado por sistemas de informação e telecomunicações.
Faz parte também do contrato fechado com a WEG a renovação do sistema de geração de energia da Ilha das Cobras, área remanescente de Mata Atlântica na Baía de Paranaguá. Atualmente, a ilha tem um sistema de geração de energia a diesel que será substituído e complementado por um conjunto híbrido de geração solar fotovoltaica associada com baterias, diminuindo o impacto ambiental da geração a combustível fóssil. A energia renovável proveniente do sol com o apoio das baterias deverá suprir toda a energia demandada na ilha, tendo o sistema a diesel apenas como backup.
“A construção e o desenvolvimento de uma microrrede de energia elétrica inteligente visa disseminar o uso da energia solar e garantir segurança, qualidade e resiliência no fornecimento de energia elétrica na Ilha das Cobras. O projeto vai também contribuir para a redução de impactos ambientais, visto que o consumo de diesel será eliminado com o uso do BESS”, explica, Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.
Outro projeto inédito da qual a WEG está participando é o fornecimento de uma solução transportável de sistema de armazenamento de energia com capacidade de 1MWh para ser conectada à rede de distribuição nos casos de atendimento de contingências programadas ou atendimentos sazonais de demandas com pico de consumo – no caso de um evento de grande porte ou reforço momentâneo no sistema. Semelhante a uma subestação móvel, a solução poderá ser conectada em qualquer ponto da rede, ou seja, junto à subestação ou ao longo do alimentador.
O quarto projeto da WEG neste contrato será implantado na Vila Residencial de Faxinal do Céu, em Pinhão, no Centro-Sul. A região também vai receber um sistema de geração fotovoltaica associado a armazenamento de energia. Serão feitos testes com a implantação de uma microrrede em toda a vila, possibilitando avaliar a conjunção das novas tecnologias com as topologias empregadas e aferir os benefícios aos consumidores.
“Já temos tradição no fornecimento de BESS nos Estados Unidos e agora, com mais de 10 projetos em andamento no Brasil, estamos reforçando o protagonismo da WEG no desenvolvimento de soluções para armazenamento de energia e controle de microrredes no Brasil”, complementa Manfred.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).