Pesquisar este portal

25 fevereiro, 2021

WEG cria ônibus solar que percorre 100 mil km sem uma gota de combustível

O ônibus solar da WEG consegue se locomover através da captação de energia solar, dispensando o uso de combustível.


 
*CPG - Click Petróleo e Gás, por Valdemar Medeiros - 25/02/2021

O ônibus solar, também chamado de eBus, feito pela WEG em parceria com a UFSC, está sendo utilizado desde o ano de 2017 e é capaz de realizar um percurso de 50km entre o campus da universidade e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica. Mais de 30 mil passageiros já utilizaram o ônibus, entre eles professores, alunos e colaboradores da instituição.

A idealização do projeto da WEG
Em 2016, pesquisadores, professores e alunos tiveram a ideia, mas para colocá-la em prática, tiveram que criar uma vaquinha virtual para arrecadar fundos. O propósito da vaquinha também era manter o veículo funcionando, bem como pagar os salários de dois motoristas que realizam até hoje o trajeto do ônibus.

Sabendo da ilustre ideia, a empresa WEG e também o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações resolveram apoiar o projeto, no qual foram doados aos idealizadores dessa façanha, cerca de R$1 milhão para o desenvolvimento tecnológico do eBus.

Vantagens e diferencial do eBus

Sistema de Propulsão Elétrica
A WEG se responsabilizou pelo desenvolvimento e aplicação do sistema do ônibus, além de outras peças estruturais do autobus. O sistema de propulsão elétrica é o responsável por levar a carga acumulada de energia das baterias até o inversor de tração, assumindo o controle do motor, gerando força necessária para que o veículo se movimente.

Sistema de Frenagem Regenerativa
Quando o veículo é freado, a energia gerada no freio é sempre reenviada para as baterias, sendo reaproveitada e otimizada.

Deslocamento Produtivo: o eBus possui rede Wi-fi integrada, além de também ter uma mesa de reuniões acoplada no interior do veículo, para que professores e estudantes a utilizem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque