*Blog do Caminhoneiro, por Rafael Brusque - 08/12/2020
O jipe Agrale Marruá está sendo testado na Austrália, em versão totalmente elétrica, mas rebatizado para Bortana EV. Apesar de mudar de nome, o veículo permanece igual esteticamente. O que muda é que sai o motor diesel e entra um elétrico.
Por isso, o modelo foi escolhido para testes em uma mina subterrânea na Austrália. Ambientes confinados não tem uma circulação de ar suficiente, e a emissão de poluentes pode ser muito perigosa para as pessoas.
Criado para o exército, o Marruá é ideal para o ambiente rigoroso das minas, com alta umidade, salinidade e acidez, que pode destruir qualquer veículo. O Marruá recebe um chassi totalmente selado e revestido, anti-corrosão, com uma cabine totalmente em aço galvanizado, e recebe eixos Dana, ideais para serem adaptados aos motores elétricos.
O motor Cummins é retirado e entra um aparato completamente novo, que deixa o modelo totalmente elétrico. A instalação do sistema é feita dentro do cofre do motor.
Na Austrália, o Marruá chega por US$ 150 mil, e é vendido como Bortana EV por mais de US$ 300 mil. O alcance das baterias é de 120 km, o que é suficiente para a operação dentro da mina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).