Pesquisar este portal

23 novembro, 2020

WEG traz uma Indústria 4.0 muito mais eficiente para Unigel

 Empresa do segmento petroquímico possui equipamentos WEG em planta na Bahia


*LRCA Defense Consulting - 23/11/2020

A Unigel é uma das maiores petroquímicas do país e tem cada vez mais priorizado sólidas relações com as indústrias brasileiras, como a WEG, a fim de avançar ainda mais em termos de tecnologia e inovação.

Para potencializar seus resultados e trazer definitivamente seu parque fabril para a Indústria 4.0, a empresa implementou em 2019, em seu polo de Camaçari, na Bahia, um total de 46 sensores WEG Motor Scan® e também quatro Gateways, já com previsão para a instalação de mais dispositivos em todas as unidades da fábrica, totalizando 130 sensores.

Com foco no monitoramento de equipamentos rotativos em aplicações críticas, as instalações serão em diversos sistemas acionados por motores elétricos, como compressores, bombas centrifugas, ventiladores de torre, bombas de água de caldeira, extrusoras e chillers.

Mas como essa solução para a Indústria 4.0 funciona na Unigel?

A solução instalada é composta pela interação do sensor, aplicativo, roteador e portal, que realizam o monitoramento dos equipamentos remotamente e em tempo real, promovendo a modernização e muito mais agilidade nas operações através da internet das Coisas (IoT).

Na Unigel ela emite alertas para o operador da sala de controle, coordenadores e supervisores das unidades sobre a situação dos equipamentos nas fábricas, tudo sem necessidade de medição e verificação no local. Já na parte de manutenção, ele fornece as informações das condições dos equipamentos monitorados, o que ajuda a melhorar o MBTF (período médio entre falhas). Com base nos dados capturados e enviados para a nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas, que permitem implementar a manutenção preditiva, reduzindo significativamente o número de paradas não planejadas de produção, o que garante maior eficiência e vida útil do motor.

Quais os benefícios da Indústria 4.0 para o segmento petroquímico?
Para a Unigel, a maior vantagem é que os responsáveis pela confiabilidade da manutenção têm um diagnóstico das máquinas em tempo, e com isso é possível traçar novas estratégias de manutenção para cada equipamento e evitar paradas na planta. Além disso, há a prevenção de quebras e redução no tempo de intervenção da equipe de manutenção no maquinário, já que o sensor indica não apenas onde estão os problemas que precisam ser resolvidos, mas sinaliza também outras falhas que passavam despercebidas. Foi o que aconteceu dentro dos sopradores de Cianeto da Unigel, que possuía um soprador com o MTBF (período médio entre falhas) de 27 dias, e mesmo ao aplicarem as melhores práticas de manutenção, o MTBF não se alterava.

A operação deste equipamento consiste em puxar o ar através de um ciclone e mandar para uma torre de lavagem. Após a instalação do WEG Motor Scan®, foi possível observar em tempo real que a cada 4 dias o equipamento vibrava por cerca de 30 minutos acima do limite crítico e isso acontecia em horários diversos durante a operação contínua (24 horas). Depois, a vibração reduzia a níveis aceitáveis para a equipe de manutenção, que ao verificar o equipamento em oficina, constatou que uma camada de pó ficava nas pás do rotor e causava uma vibração intermitente durante 30 minutos. Constatado o problema, foi criada uma rotina de limpeza quando o alerta da primeira indicação de vibração fosse enviado. O equipamento está operando há 6 meses sem falha.     

“Após o monitoramento foi possível criar uma rotina de limpeza dos sopradores, fazendo pequenas paradas e lavando o equipamento internamente. Com essa ação eliminamos a quebra destes equipamentos e por consequência a parada da unidade por no mínimo 60 horas.” Declarou Mário Rodrigues Bonfim, Coordenador de Manutenção da Unigel.

O investimento da empresa, além de aumentar sua produtividade e eficiência processual, ainda apresenta uma economia prevista entre R$ 60 a R$ 120 mil no ano.

A WEG, reconhecida pelas soluções para diversas aplicações, oferta ao mercado diversas combinações de produtos de alta performance para a Indústria 4.0 com o objetivo de aperfeiçoar processos industriais em todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).

Postagem em destaque