Somando os dados do SINARM com os do SIGMA, o total de registros de novas armas no 1º semestre vai bastante além dos 73.985 divulgados pela Polícia Federal, perfazendo um somatório de 132.485 e representando um aumento final de 80% em relação ao havido em 2019.
O SINARM é o sistema instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, com circunscrição em todo o território nacional, que é responsável pelo controle de armas de fogo em poder da população, conforme previsto na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento).
São cadastradas no SINARM as armas de fogo das seguintes categorias: pessoa física (cidadão), policiais (civis, DPF, PRF, DPN, Câmara e Senado), membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, servidores dos quadros do Judiciário ou do Ministério Público no exercício de funções de segurança, agentes penitenciários e guardas portuários, guardas municipais, auditores da Receita Federal, auditores-fiscais do trabalho, auditores-fiscais e analistas tributários, empresas de segurança privada e de transporte de valores. Os CACs (Caçadores, Atiradores Esportivos e Colecionadores) podem também cadastrar as respectivas armas nesse sistema, embora quase nenhum o faça, pois as restrições são muito maiores que as do SIGMA.
O SIGMA - Sistema de Gerenciamento Militar de Armas é o sistema responsável por manter atualizado o cadastro das armas registradas no Exército Brasileiro pertencentes aos CACs e aos integrantes das Forças Armadas, das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares dos Estados e do Distrito Federal, da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Dados do SINARM e do SIGMA
Ao se referir ao SIGMA, a reportagem do G1 afirmou que "o Exército não informou os números de 2019 e 2020".
Total de novos registros no 1º semestre e algumas conclusões
O SIGMA aponta um total de 58.500 novos registros de armas no período, o que significa um acréscimo superior a 70% em relação ao aumento anual havido em 2019 sobre 2018.
O aumento semestral de 200% supera todos os demais da série existente desde 2009, constituindo-se em um recorde histórico.
RS: 16.702;
SP: 15.472;
MG: 12.217.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será submetido ao Administrador. Não serão publicados comentários ofensivos ou que visem desabonar a imagem das empresas (críticas destrutivas).